Atualizado em: 17 outubro 2011

Dell irá lançar computadores com Linux pré-instalado

Dell voltará a lançar computadores com Linux pre-instalado, a princípio só nos EUA, mas a empresa pretende estender os produtos para outros países.
Novos desktops com Linux

Novos desktops com Linux

A fabricante de computadores Dell anunciou que irá lançar PCs com Ubuntu pré-instalado, o que confirma existir demanda por computadores rodando este sistema operacional, e também o aumento do uso deste sistema.

O Ubuntu é um sistema operacional gratuito e baseado no Linux. Este sistema operacional é baseado na distribuição Debian.

publicidade:

O site da Dell nos Estados Unidos oferecia duas opções para computadores com sistema operacional Ubuntu pré-instalado, mas os tirou do mercado em 2010.

Atualmente a Dell oferece diferentes modelos de computadores com sistema operacional Ubuntu pré-instalado, como:

  • Inspiron 537 n-Series ST com Ubuntu Desktop 9.04.
  • Dell Mini Netbooks v10 com Ubuntu Desktop 8.04.
  • Inspiron Laptop 15N com Ubuntu Desktop 9.04.
  • Studio XPS 13 com Ubuntu Desktop 9.04.

Não ficou claro se essa mudança de estratégia por parte da Dell em relação ao sistema operacional Ubuntu, tem algo a ver com a recente visita de Marcos Shuttelworth, CEO da Canonical e patrocinador do Ubuntu nas instalações da Dell.

A oferta de computadores com o Ubuntu pré-instalado só é acessível a clientes nos EUA, mas a empresa espera estender outros países, dependendo da demanda de seus usuários. Normalmente as ofertas Dell variam de país para país, dependendo da procura.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook