Atualizado em: 18 setembro 2011

Conheça a nova tela azul do Windows 8

A tela azul da morte que se tornou muito conhecida nos Windows 95 e 98, foi modificada no Windows 8, tornando-se menos agressiva e apresentando informações sucintas.

Conheça a nova tela azul do Windows 8

O recente anúncio oficial do Windows 8 revelou a profunda remodelação deste sistema operacional. A Microsoft disse em sua apresentação que havia reinventado o seu sistema com esta última versão, cuja maioria dos elementos foi substituída. Um dos conhecidos e temidos itens que sofreu uma remodelação foi a “tela azul da morte”, que aparece quando o computador sofre um erro fatal. No Windows 8, a clássica tela azul muda para um aspecto totalmente diferente.

publicidade:

A mensagem de erro do Windows é a mais temida por muitos usuários. Muitos dos leitores do melhor blog do Brasil já devem ter sofrido com sua inconveniente aparição, que muitas vezes se dá exatamente no momento mais inoportuno. Ao longo das várias versões do Windows produzidas até o momento, a tela azul sofreu alterações. Normalmente, ela mostra informações sobre o erro que requer a reinicialização do computador, acompanhado de uma lista de comandos e instruções de controle do sistema.

No Windows 8, a nova tela azul se destaca por trazer um emoticon de um rosto triste em destaque, e a tonalidade do azul se torna suave, abandonando o tradicional tom agressivo. No topo da tela, dois pontos e um parêntese formam um rosto triste, que acompanha a temida mensagem de erro do sistema.

“Seu PC apresentou um problema com o qual não pode lidar e agora precisa ser reiniciado”, diz a mensagem em uma livre tradução para o português. Uma outra frase com letras menores descreve brevemente o erro, substituindo as longas listas de códigos incompreensíveis das versões anteriores, tornando a mensagem menos irritante.

A ideia é que os usuários vejam esta tela o menor número de vezes, mas a Microsoft procurou amenizar a sensação ruim de sofrer uma parada crítica com a expressividade de um emoticon triste.

A despeito da mudança ser interessante, o Windows 7 se tornou um sistema muito estável. Eu o uso desde que foi lançado e não me lembro de ter sofrido um travamento nos dois PCs que usei no meu home office. O Windows 8, por sua vez, promete ainda mais estabilidade e será pouco provável que o usuário com hardware saudável tenha a oportunidade de ver a nova tela.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook