Baixar GParted – Download

Para quem utiliza muito o computador no dia-a-dia é sempre bom ter em sua máquina programas e aplicativos que venham a potencializar a sua performance. Obviamente, é sempre bom ter peças novas e, se possível de última geração. Ter uma boa placa de vídeo, um bom processador e etc., sempre serão fundamentais para você extrair ao máximo do potencial de seu computador.

Uma das peças mais importante do nosso computador é o Disco Rígido, ou comumente conhecido como HD. O Hd, geralmente é subdividido em uma ou mais partições, elas normalmente não são dimensionáveis. Para uma vida maior do HD formatar, particionar e gerenciar o disco rígido é muito importante, pois garante um espaço seguro para guardar dados, separadamente do sistema operacional, ou seja, caso algum erro ou vírus destrua a inicialização do PC, será possível reinstalar o sistema, mantendo os dados mais importantes.

E isso é fundamental, não?

Para proteger o seus arquivos existem duas formas:

1 – antes da instalação do sistema, por meio de uma ferramenta de particionamento ou o próprio disco de instalação do sistema usado (nem todos têm esta opção);

2 – depois da instalação com softwares específicos para este fim instalados na máquina.

Porém, se você não fez isso quando formatou a sua máquina na última vez, uma boa dica é utilizar o GParted.

Esse é um programa que é um editor do Gnome usado para manipular as partições do seu HD de maneira fácil, rápida e bastante prática. Com ele você pode criar, destruir, redimensionar, mover, copiar, espelhar, reorganizar o espaço utilizado e ainda liberar espaço para novos Sistemas Operacionais como o Linux ou Windows.

Para baixas o programa basta clicar no link abaixo.

Baixar GParted – Download

O site baixaki ensina como instalar e usar o programa.

Procedimentos de Instalação:

A instalação do Gparted pode ser feita de maneira muito simples e rápida se você utilizar o Ubuntu ou alguma distribuição derivada. Basta baixar o arquivo .DEB do nosso site e instalá-lo, clicando duas vezes sobre ele.

Para as demais distribuições é necessário compilar o código fonte. Para isso, descompacte o arquivo .TAR.BZ2 em uma pasta de sua preferência, acesse a pasta através de um terminal e utilize os comandos:

$ ./configure

$ make

$ sudo make install

Caso seja necessária a instalação de alguma dependência e você possuir o programa APT, utilize o comando:

$ sudo apt-get install nome_da_dependência

Como usar

Uma vez instalado, no Gnome o GParted fica localizado em “Sistema”->”Administração”-> “Editor de Partições”. Aparecerá uma janela com informações sobre as atuais partições do seu Disco. Essas informações são importantes, pois apontam o tamanho atual de cada parte do seu HD, também informa qual o espaço livre e utilizado em cada uma e ainda qual o sistema de arquivos utilizado para cada.

Para fazer um redimensionamento basta escolher uma das partições, ela não pode estar atualmente sendo utilizada (nem montada), e clicar em “Redimensionar/Mover”. Uma janelinha aparecerá e você poderá digitar informações necessárias como o tamanho novo da partição ou simplesmente mover com o mouse e mostrar o tamanho da nova partição desejada.