Atualizado em: 7 agosto 2013

A evolução do Microsoft Windows

Atualmente o Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo.
Você Sabia?
Que a Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais onde esta empresa foi fundada por Bill Gates e Paul Allen
Windows 1

O Windows 8 funciona perfeitamente em computadores que já utilizavam o Windows 7

O Sistema Operacional Windows da Microsoft já tem 28 anos desde o seu lançamento em 1985.

Evolução das Versões Windows

1 – Em 1985: A Microsoft lançou o Windows 1.0 que era na verdade uma interface bidimensional entre o MS-DOS e o usuário, mas com funcionalidades relativamente limitadas.

publicidade:

2 – Em 1987: A Microsoft lançou o Windows 2.X que era uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewllet Packard. Este Windows oferecia mais recursos, ferramentas e cores que seu antecessor.

3 – Em 1990: A Microsoft lança o Windows 3.X  e posteriormente o Windows 3.0 que tinha uma interface com um Gerenciador de Programas e Ícones (atalhos para aplicativos organizados em grupos) e suporte para as fontes True Type.

4 – Em 1995: A Microsoft lança o Windows 95 que era um sistema operacional de 16/32 bits, passando a vir instalado como padrão com o MS-DOS 7.0

5 – Em 1998: A Microsoft lança o Windows 98 que era um sistema operacional com a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4.

O Windows 98 introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e deu início ao teletrabalho,  possível pela  integração do Web,  também melhorou a interface gráfica e expandiu o suporte para muitos monitores e ao USB

6 – Em 2000: A Microsoft lança o Windows ME (Millennium Edition) que veio capacitado para lidar com várias mídias digitais e para o MP3, além de ter um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. O Windows ME ainda tinha uma versão limitada da função de “Restauração do Sistema”, que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software dê errado.

7 – Em 2001: A Microsoft lança o Windows XP que é um sistema operacional de 32 à 64 bits, indicado para computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers..

Este sistema operacional tem duas versões, sendo o Windows XP Home Edition, que é destinado para usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos, sendo perfeito para  usuários avançados e a empresas.

8 – Em 2007: A Microsoft lançou o Windows Vista que é um sistema operacional desenvolvido par funcionar em computadores pessoais incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops,Tablet, PCs e computadores Media Centers.

O Windows Vista tem uma interface gráfica do usuário, funções de busca modificadas e novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker.

Só que o sistema operacional Windows Vista precisava de um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB, para que opera-se corretamente, o que causou problemas de compatibilidade para muitos usuários que preferiram continuar com o Windows XP.

9 – Em 2009: A Microsoft lançou o Windows 7 com uma barra de tarefas diferente, um sistema de “network” chamada de “HomeGroup”, e aumento na performance.

O Windows 7 é um sistema operacional para ser usado em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC’s de centros de mídia.

10 – Em 2012: A Microsoft lançou o Windows 8, que é um sistema operacional para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. Sendo que o Windows 8 é adaptado para dispositivos sensíveis ao toque. Assim o Windows 8 vem com interface própria para “touchscreen”,  substituindo o tradicional menu iniciar.  Sendo que ele apresenta mosaicos, que servem para abrir os aplicativos e mostrar informações atualizadas.

Vídeo sobre a Evolução do Windows

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook