Atualizado em: 25 dezembro 2012

Documentário sobre a pacificação das comunidades no Rio de Janeiro

A UPP l é a estratégia da Prefeitura do Rio de Janeiro para a promoção da integração urbana, social e econômica das áreas da cidade beneficiadas por unidades de polícia pacificadora
Você Sabia?
Que a primeira UPP foi instalada na Favela Santa Marta em 20 de novembro de 2008. Posteriormente, outras unidades foram instaladas na Cidade de Deus, no Batan, Pavão-Pavãozinho, Morro dos Macacos, entre outras favelas.
1002143

Unidade de Polícia Pacificadora

Ligamos a televisão, acessamos um site e um dado é sempre o mesmo: a violência continua crescente em nosso país. O rio de Janeiro que é uma cidade maravilhosa está tendo que lutar e trabalhando contra os bandidos, os tráficos e apostam no processo de pacificação das favelas. Sendo assim, esse mesmo vem sendo retratado em seu dia a dia e seus objetivos, tudo para que os dados vire um documentário.

Essa superprodução vem assinada com Cadu Barcelos, Luciano Vidigal, Rodrigo Felha e Wagner Novais, todos sendo moradores nas favelas citadas, além de cineastas que conseguem ter como responsabilidade, por algum dos cinco curtas-metragens.

publicidade:

Sobre as UPPs

Essas unidades que foram implantadas, conseguiram diminuir os crimes de fruto e roubo também, além de fazer com que grupos de extermínio e guerra entre grupos armados acabassem, dando algum tipo de paz as pessoas que lá habitam. A ideia do documentário é dar voz aos que lá vivenciaram todo esse tempo, além de dar atenção especial para sociólogos e antropólogos que procuram explicar de forma racional e humanizada o que houve ali e qual a sensação que é. O documentário já está disponível em todo o Brasil desde 16/11.

Números de Unidades de UPP

O ponto de vista da pacificação ante a visão do morador da favela carioca, além de mostrar em realidade a nova política de segurança que é aplicada e vem sendo seguida durante os quatro últimos anos, política essa que permitiu um grande avanço, conseguindo devolver a favela aos moradores, tirando da mão dos bandidos. Até o presente momento, contamos com 28 unidades de policia pacificadora (UPPs).O documentário já está disponível em todo o Brasil desde 16/11.

Vídeo sobre a UPP

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook