Atualizado em: 25 agosto 2011

Vírus para celular preferem Android

Após se tornar o sistema operacional móvel mais usado no mundo, o Android também se tornou o alvo preferido de software malicioso e vírus.

Vírus preferem o Android

O crescimento do Android no mercado global de smartphones até se converter no principal sistema operacional móvel, começa a ter consequências desagradáveis. Um relatório da McAfee, uma empresa fabricante de anti-vírus, revela que a plataforma móvel tornou-se, no segundo trimestre de 2011, a mais atacada por softwares maliciosos (malwares) e vírus.

publicidade:

Tal panorama não surpreende. É natural que softwares líderes de mercado atraiam sobre si a atenção de pessoas mal intencionadas, a exemplo do sistema operacional da Apple, que antes do “boom” proporcionado pela popularidade do iPhone e iPad, era considerado “imune”, e agora passou a ser vítima deste tipo de problema.

No último relatório trimestral, a McAfee afirma que esses ataques experimentaram um rápido crescimento entre o primeiro e o segundo trimestre, quando o sistema operacional da Google passou de terceiro para primeiro lugar na classificação de sistemas móveis mais atacados, uma lista em que o Java Micro Edition ficou em segundo lugar.

Uma das formas mais populares de infecção de dispositivos móveis com “malware”, de acordo com a McAfee, se dá através da distribuição de aplicações modificadas com fins maliciosos, que corrompem jogos e software “saudáveis”.

A McAfee também informou ter detectado durante o segundo trimestre, cerca de 6 milhões de novos tipos de malware para computadores.

A empresa também observa que entre abril e junho, detectou pela primeira vez em sua história, um falso antivírus para computadores Mac, da Apple, e também revela que os ataques tentam explorar mais falhas dos softwares Adobe do que Microsoft.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook