Atualizado em: 7 março 2013

Smartphones: Por que esquentam tanto?

O aparelho celular vem sendo um dos dispositivos mais vendidos em todo o mundo, o qual a cada momento ganha um novo recurso
Você Sabia?
Que o primeiro telemóvel surgiu precisamente em 1973 quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTACTM Cellular Phone, que pesava 1089 gr. Entretanto, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper.
phone00_small1

O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola.

Os smartphones se tornaram aparelhos bastante populares entre os brasileiros, justamente porque são aparelhos que oferecem inúmeras funções, justamente por contar com uma central de processamento, isso permite que o aparelho consiga rodar um sistema operacional e consequentemente alguns aplicativos.

Isso faz com que os smartphones tenham muitas funções e se tornem verdadeiros computadores de mão, isso possibilita os usuários a ter muito conforto e comodidade, também sendo possível estar conectado com a internet praticamente durante todo o dia.

publicidade:

Smartphones – Porque esquentam tanto

Os proprietários de smartphones já puderam perceber que o aparelho esquenta em alguns momentos, o principal momento em que o aparelho esquenta é quando o mesmo está sendo carregado. O carregamento é feito pela movimentação dos elétrons, essa movimentação por sua vez gera aquecimento, por isso quando você coloca o aparelho na tomada e o mesmo começa a recarregar, consequentemente você irá perceber que sua temperatura irá aumentar potencialmente, porém fique ciente de que trata-se de um aquecimento comum e natural do aparelho.

Porém como dito acima os smartphones contam com processador, o processador quando está sendo utilizado gera bastante aquecimento no aparelho, devido a seu grande trabalho, dessa forma o aparelho acaba esquentando. Mas existem alguns casos onde o aparelho mesmo sem estar trabalhando esquenta bastante, e isso pode acontecer por causa que alguns aplicativos ficam em funcionamento e isso acaba utilizando o processador do aparelho, consequência disso é o calor emitido pelo aparelho, lembrando que alguns aparelhos tem como seu natural esquentar bastante, não sendo necessário se preocupar, somente em casos onde o aparelho esquenta de forma excessiva.

Como diminuir o aquecimento

Primeiramente veja se o aparelho não está utilizando processamento em excesso, para bloquear esses processamentos excessivos você pode optar por aplicativos que bloqueiam processamento excessivo. Lembrando que ao utilizar o aparelho em excesso você também irá perceber que a temperatura também irá aumentar bastante, por isso se você não quer que seu aparelho esquente muito, consequentemente será necessário utilizar menos aplicativos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook