Atualizado em: 6 setembro 2011

Portabilidade para Empresas de Celulares

A portabilidade está facilitando a vida de toda a população que adora aproveitar as diversas promoções que as operadoras de celular lançam sempre.

A Portabilidade começou a ser implantada no Brasil em 2008 e foi caminhando muito vagarosamente a princípio com muita demora e hoje você pode fazer quantas mudanças de operadora desejar, mantendo sempre o mesmo número. A Anatel que regulamentou a portabilidades acredita que ela seja um estímulo à competição e com isso acontece a redução de preços e melhoria da qualidade do atendimento.

Sabemos que com as diversas opções de promoções entre as operadoras a portabilidade está em alta e ela só não é possível se:

publicidade:
  • Se o número for temporário
  • Se o usuário for fazer o pedido de portabilidade de um telefone público
  • Ou se for de operadora fixa para móvel ou vice e versa

Mesmo se a pessoa tiver débito ela consegue a portabilidade de seu número e no caso de fidelização a pessoa pagará a multa prevista por quebra de contrato.

Prazos

O prazo para a realização da troca de números varia de três a cinco dias.

Hoje a telefonia celular está tão adiantada que é possível fazer a portabilidade entre operadoras com tecnologias diferentes sendo somente necessário adquirir um aparelho compatível.

Se você possui pacotes de serviço de internet é possível que você possa manter o serviço, mas terá que respeitar as condições da nova operadora.

Com a crescente concorrência entre as operadoras de telefonia celular é muito comum vermos pessoas fazendo portabilidade para obter serviços mais vantajosos e desta forma poder usufruir melhor do seu celular pagando menos.

Custo

A Anatel autorizou a cobrança de R$ 4,00, mas as operadoras não estão cobrando nada para fazer a portabilidade.

Deixaremos abaixo algumas informações importantes de como proceder para pedir a portabilidade.

  • Utilizar todos os créditos porque eles não servirão para a outra operadora
  • Você deve solicitar a portabilidade junto à empresa que você pretende ir e fornecer seus dados para obter o serviço
  • Aguardar o prazo que não deve ultrapassar cinco dias úteis e só poderá ser feito para telefones da mesma localidade, ou seja, com o mesmo DDD.
  • Analise muito bem se vale a pena à portabilidade para não se arrepender.

Este é um grande avanço para os consumidores que podem agora escolher a sua operadora e manter seu número sem passar pelos aborrecimentos de ter que passar novo número para todo mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook