Atualizado em: 13 outubro 2011

Nokia libera código do Symbian

Após deixar toda comunidade de desenvolvedores órfã, a Nokia decidiu liberar o código fonte do Symbian e toda sua documentação

symbian-wallpaper1Na sequência do acordo entre Microsoft e Nokia, muitos acreditaram que o Symbian poderia chegar a um fim, mas, em seguida, a Nokia anunciou que o Symbian, apesar de não ser uma prioridade nas suas linhas de desenvolvimento, permaneceria como uma franquia de seus produtos. Após o encerramento da Symbian Foundation, que a própria Nokia havia impulsionado, a comunidade de desenvolvedores se sentiu como um órfão, algo que a Nokia parece querer corrigir. Como comentado no blog do Symbian, a Nokia decidiu criar um site onde os desenvolvedores podem encontrar toda a documentação e, mais importante, o código fonte do Symbian.

 

NOKIA LIBERA CÓDIGO DO SYMBIAN

Ao liberar o código fonte do Symbian, a Nokia escancara as portas para empresas e para a comunidade de desenvolvedores que voltam a ter disponível o código completo para este sistema operacional, permitindo, assim, continuar seu desenvolvimento ou para gerar uma linha produtos derivados do mesmo. Para esse fim, a Nokia lançou um portal web que reúne todas as informações e ferramentas disponíveis.

publicidade:

 

DECLARAÇÕES

Petra Söderling, responsável pelo software livre da Nokia fez as seguintes declarações:

Estamos trabalhando arduamente para transformar grande parte do material gerado na Fundação Symbian, num novo framework de desenvolvimento, por exemplo, verificando a propriedade e os direitos de uso da documentação gerada, e estamos orgulhosos de anunciar que quase todo o código fonte do Symbian está disponível em collab.symbian.nokia.com . O pouco que está faltando, fontes, ferramentas e documentos serão enviados nas próximas semanas.

Em uma conversa com o blog All About Symbian , Petra Soderling comentou algumas linhas muito interessantes sobre esta mudança no novo modelo de gestão do Symbian e as sugestões da comunidade:

Como prometido, depois de anunciarmos os planos para encerramento da Fundação Symbian, a Nokia está oferecendo o Symbian através de um modelo alternativo, direto e aberto a todos aqueles que querem continuar usando a plataforma. Incentivamos os funcionários a discutir com a Nokia possíveis melhorias que considerem úteis e possam ser integradas no Symbian. Atualmente você pode entrar em contato conosco através do formulário de contato no site que colocamos no ar. Este novo modelo é muito diferente da fundação, mas encorajo a todos para contribuírem, pois muito poucas das contribuições foram incluídas na plataforma. Acreditamos que esta nova abordagem é mais apropriada, pois permite-nos melhorar o Symbian onde é realmente necessário com a ajuda de uma pequena comunidade de desenvolvedores e sem a necessidade de manter uma equipe para avaliar cada uma das contribuições que chegam.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook