Atualizado em: 10 fevereiro 2011

Nokia está mal das pernas

nokia-sede

O novo diretor-executivo da Nokia enviou um memorando a seus empregados onde admite que a gigante de telefonia está em crise.

publicidade:

“O que aconteceu na Nokia e como os nossos concorrentes conseguiram abocanhar a nossa quota de mercado? Ficamos para trás, perdemos grandes tendências e muito tempo”, disse Stephen Elop no documento que vazou para vários sites.

“Naquela época nós achávamos que tomávamos as decisões certas, mas agora olhando para trás, vimos que ficamos anos atrás dos concorrentes”, acrescentou o executivo.

Na exposição, Stephen Elop descreve a empresa como uma “plataforma de chamas” cercada pela concorrência inovadora que está a roubar sua quota de mercado.

Especificamente refere-se ao fato de a empresa não estar preparada para o sucesso do Google Android e do Apple iPhone. A BBC foi capaz de confirmar a autenticidade do documento.

Concorrência

“O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e ainda não temos um produto que se aproxime dessa experiência”, escreveu ele Elop.

A última tentativa da Nokia de superar o iPhone foi o smartphone N8 que tem se mostrado um fracasso de vendas.

O Android subiu ao palco pouco mais de dois anos e esta semana conseguiu a liderança no volume de smartphones. Inacreditável “, disse ele.

Segundo a pesquisa da IDC, o mercado da empresa caiu de 38% em 2009 para 28% no final de 2010. Rivais como Apple e HTC têm aumentado sua quota.

O que fazer?

“A batalha dos dispositivos tornou-se uma guerra de ecossistemas, onde se incluem não só o hardware e o software do aparelho, mas também os programadores, aplicações de comércio eletrônico, publicidade, pesquisa, as aplicações sociais, serviços de localização, comunicações unificadas e muitas outras coisas. “

“Isso significa que temos de decidir se queremos criar ou nos unir a um outro ecossistema”, diz ele.

O vazamento do memorando surge dois dias antes da empresa anunciar sua estratégia para o ano de 2011 em um evento em Londres.

Há rumores de que a Nokia fará parceria com a Microsoft para a produção de smartphones. Elop trabalhou para a Microsoft antes de emigrar para a Nokia.

Fonte: BBC

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook