Atualizado em: 13 outubro 2011

Microsoft pagou 1 bilhão para Nokia usar o Windows Phone 7

Microsoft pagou 1 bilhão para Nokia usar o Windows Phone 7O famoso acordo entre a Nokia e Microsoft através do qual a fabricante finlandesa adotou o Windows Phone 7 como sua nova plataforma, definitivamente deixando para trás o Symbian, deixou muitas dúvidas e questões a serem respondidas.

A resposta é simples e óbvia: a Microsoft teve de pagar um bilhão de dólares para que a Nokia decidisse usar Windows Phone 7 em seus smartphones ao invés de tentar a sua sorte com o familiar Android, o sistema operacional da Apple.

publicidade:

Agora que o negócio está fechado uma interessante análise foi feita pela revista/site BusinessWeek, sobre a qual vale a pena pensar.

Como eu estava dizendo, estas declarações foram feitas pela BusinessWeek, mas como eles dizem “A Microsoft pagou à Nokia, cerca de um bilhão de dólares para usar o Windows Phone 7 em seus smartphones” um valor surpreendente se considerarmos que a Nokia tem seu próprio departamento desenvolvimento e pesquisa, mas estas foram as declarações de alguém que não quis ser identificado porque ele ainda não fechou seu próprio contrato, mas viu de perto a transação. Também foi dito que “o contrato é válido por mais de cinco anos”.

Obviamente , podemos deduzir que o “incentivo” de um bilhão de dólares foi um dos fatores determinantes para a Nokia decidir pelo Windows Service Phone 7 em vez da opção que parecia mais lógica, o Android.

Este acordo do tipo “ganha-ganha” pode trazer benefícios para ambos, em primeiro lugar porque a Nokia ainda é a maior fabricante de telefones celulares em todo o mundo, mas o seu sistema operacional está ainda muito aquém do que o mercado exige atualmente, e segundo, porque a Microsoft precisava de mais penetração no mercado para seu sistema operacional, entretanto será uma questão de esperar os primeiros dispositivos estarem à venda para ver a reação do público e do mercado.

Creio que, se a Nokia for exigente com a Microsoft, conduzindo as atualizações e novas versões do Windows Phone, a parceria realmente pode ser viável e fazer frente ao Android que já conquistou o mundo como sistema operacional mais usado em smartphones.

Vía IntoMobile

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook