Atualizado em: 18 julho 2011

Google libera path de segurança par Android

bad-androidPoucos dias atrás, o Google ficou ciente da existência de mais de 20 aplicativos maliciosos disponíveis para download no Android Market, que se aproveitaram de usuários incautos para enviar  informações particulares, dados do telefone, através da obtenção de acesso de baixo nível.

Estes aplicativos foram baixados mais de 50.000 vezes em todas as suas variações e agora o Google começou a usar a funcionalidade de apagamento remoto para deletar os aplicativos maliciosos nos telefones onde foram instalados.

publicidade:

Além de remover esses aplicativos, a Google também instalou um patch que corrige o exploit, presente em versões anteriores de dispositivos com Android 2.2.2, ou seja, quase 80% dos smartphones Android presentes no mercado. Esse novo código é automaticamente instalado em todos os dispositivos afetados sem ação do usuário, e o progresso da atualização é comunicado através de e-mail.

Embora seja bom que a Google libere um path para proteger a plataforma Android deste tipo de aplicativo que pode acessar o dispositivo sem a permissão do usuário, e embora isso seja para o próprio benefício dele, da mesma forma é assustador saber que a empresa pode “tomar posse” de todos os Androids do mundo quando quiser.

Naturalmente, essa autorização de acesso está detalhada no licenciamento da Android Market, de modo que quem se preocupa com isso deve ler as letras minúsculas dos acordos contratuais. Infelizmente, se todos nós lêssemos as letras pequenas, creio que deixaríamos de usar 99% dos serviços que contratamos em todas as esferas.

Via Google

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook