Atualizado em: 18 julho 2011

Dispositivos móveis são mais suscetíveis a ataques

Dispositivos móveis são mais suscetíveis a ataquesOs dispositivos móveis, como smartphones ou tablets vão continuar a ser vendidos em grandes quantidades e, embora estas tecnologias estejam aqui para simplificar a vida diária dos consumidores, são muito vulneráveis ao ataque através da rede.

Segundo estatísticas do laboratório da McAfee, uma grande empresa de antivírus, em 2011 aumentaram as ameaças relacionadas com telefones celulares, mídias sociais e PCs, já que os criminosos virtuais encontram novas maneiras de atacar todos esses novos tipos de dispositivos.

publicidade:

Esses novos mecanismos de comunicação são suscetíveis ao ataque, pois os sistemas de segurança que eles usam são muito frágeis, porque ainda não há uma consciência coletiva de que estes dispositivos  precisam ser melhor protegidos.

Os consumidores estão cada vez mais usando estes dispositivos para substituir o tradicional PC ou notebook, porém, em certa medida, este tipo de ação é um risco, pois informações pessoais ou empresariais são muito mais suscetíveis ao roubo de dados num smartphone, por exemplo.

Por isso, você deve evitar sempre manter as senhas de banco e das redes sociais nestes dispositivos, como em um computador pessoal.  Eu perdi recentemente um smartphone com várias senhas gravadas. E-mail, MSN, Facebook, Qik, Orkut e talvez outras. Tive que mudar as senhas rapidamente pois o “novo dono” já estava fazendo gracinhas nas minhas contas pessoais.

As ameaças tendem a aumentar em número e complexidade, por isso você deve estar preparado, investindo em segurança e adotando os mecanismos necessários para mitigar os riscos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook