Atualizado em: 28 janeiro 2011

Chinesa ZTE supera a Apple

CFP409091793-155929_copy1

Confesso que esta notícia tem um gostinho de mel para mim, pois não gosto da Apple e da maneira como ela conduz seus negócios. Veja o artigo que escrevi “Até os chineses criticam a Apple – Com razão!” onde falo da falta de respeito com os trabalhadores e com o meio ambiente chineses.

publicidade:

A fabricante chinesa de celulares e smartphones, ZTE, vendeu mais que a Apple no último trimestre de 2010, de acordo com dados captados pelo IDC.

Nos últimos quatro meses de 2010, a ascenção das vendas da ZTE fez esta empresa passar a Apple e ocupar a quarta posição no ranking, fazendo a maça cair para quinta posição. A empresa chinesa vendeu 18,8 milhões de unidades neste período, enquanto a Apple vendeu 16,2 milhões.

Os dados consideram os envios de celulares para as lojas, inclusive o que ainda está em estoque, não refletindo necessariamente o que o consumidor de fato comprou.

Outro dado interessante é que a Apple só tem um smartphone à venda, o conhecidíssimo iPhone.

A realidade dos fatos, no entanto é bem pior para a Apple. As análises que envolvem a empresa são quase todos tendenciosos pois os analistas tem medo de ir contra a maré. A Apple conseguiu o mérito de se tornar a queridinha dos editores dos grandes sites e toda sorte de gente que deseja ter um dispositivo da empresa apenas para gozar de status.

Aparelhos chineses de baixo custo, alguns deles rodando até o sistema operacional Android vendem aos montes e não contam nestas estatísticas, pois são comercializados por importadores que  não estão nem um pouco interessados em prestar contas e ter seus dados revelados. Eles também estão aqui no Brasil, quase todos com capacidade dual chip e ultimamente podem até receber quatro chips simultâneos.

Vamos ver até quando os puxa sacos vão conseguir tapar o Sol com a peneira.

Via EletronicoBlog

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook