Atualizado em: 4 julho 2013

Celulares com carregadores sem fio

O WCP-300 é o carregador sem fio para celular da LG, sendo chamado de o menor carregador wireless do mercado.
Você Sabia?
Que a brincadeira do telefone sem fio é uma tradicional brincadeira popular que funciona assim: numa roda de muitas pessoas.
Celulares com carregadores sem fio 1

Capas de celular com indutores acoplados são a solução usada pelos carregadores sem fio atuais

Já estão a venda no mercado, celulares que tem o sistema de carregadores sem fio, mas antes de adquirirmos essa novidade é interessante sabermos como funciona esse processo.

Os celulares com carregadores sem fio funcionam por um fenômeno da física chamado indução, que transforma a corrente elétrica que sai da tomada de luz, em um campo magnético,  semelhante ao que é utilizado para transmitir as informações para rádios, celulares, TVs e redes sem fio, mas  com a diferença de que no caso dos carregadores sem fio, o que é enviado é energia, em vez  de dados.

publicidade:

Dicas

Mas para que ocorra a transmissão da energia da tomada de luz para o celular é necessário que tanto a tomada (fonte de energia) quanto o (celular) receptor possuam um dispositivo chamado indutor, que faz com que ambos  “vibrem” na mesma frequência.

Por isso para recarregar os celulares com carregadores sem fio funcionem é necessário que eles estejam acoplados a um dispositivo desses.

Outro fator importante é a distância entre o celular e a tomada de luz, pois quanto mais perto  o aparelho esteja está da fonte de energia, maior é a velocidade de transmissão. Por exemplo, a variação da transferência de eletricidade é o quadrado da distância que separa o carregador do celular.

Informação

Alguns fabricantes já lançaram suas marcas de celulares.com carregadores sem fio, como o Nokia Lumia 920 e o Lumia 820, o LG Google Nexus 4 e o Samsung Galaxy S4.

Já a Dupont vai lançar em breve um modelo de Corian que terá um carregador sem fio para celulares e tablets.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook