Atualizado em: 23 agosto 2011

Android terá navegador baseado no Google Chrome

Embora sejam da mesma empresa, o Google Chrome não está presente no Android. Este quadro vai mudar com a disponibização do Webkit para qualquer um poder desenvolver aplicativos baseados no Chrome.

Android terá navegador baseado no Google Chrome

Embora a Google esteja por trás do navegador Chrome e do sistema operacional Android, o primeiro não está presente nos dispositivos móveis e tablets que trabalham com o segundo. Complicado? Vou simplificar: ainda não existe Google Chrome para Android, mas sim um navegador sem nome, simplesmente conhecido como “browser do Android”.

publicidade:

Agora, a equipe de desenvolvimento do Android está comprometida em trabalhar com a comunidade WebKit. Esta plataforma é baseada navegadores como Chrome e Safari, e permite a qualquer desenvolvedor criar seu aplicativo baseado nesta plataforma. Porém, esta abordagem tem sido retardada há algum tempo, o que tem causado alguns problemas para a comunidade WebKit .

Segundo explica Andrei Popescu do grupo WebKit, tanto o navegador Android, como o Chrome, compartilham algumas partes do código, mas não são iguais, e equipes diferentes estão encarregadas do desenvolvimento de ambos.

Em qualquer caso, o que a Google vai  fazer, é começar a desenvolver uma uma versão ligeiramente modificada do navegador do Android que está disponível atualmente. Esta versão será totalmente open source, e será o “Chrome do Android”, embora o navegador atual do sistema operacional móvel seja mantido.

Para isso, se eliminará o código específico para o Android, de modo que qualquer um possa fazer um navegador móvel baseado em WebKit. Como isso o melhor navegador Web (na minha opinião) ampliará seus horizontes e terá sobre si a atenção de milhares de desenvolvedores ao redor do mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook