Atualizado em: 18 julho 2011

10 razões para comprar um celular com Android

Android_Logo

1 – É da Google. Quem não utiliza algum serviço da Google?

publicidade:

2 – É livre. Com isto quero dizer que é open source. Qualquer um pode baixar o código fonte do sistema operacional, fazer as modificações que julgar convenientes, compilar e instalar nos terminais que quiser sem ter que pagar taxas ou royalties para a Google.

3 – É um sistema operacional multitarefa, ou seja, é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo (baixar uma música, escrever no Twitter e enviar uma foto via Bluetooth, tudo ao mesmo tempo).

4 – O ecossistema de aplicativos (aplicativos, programas) para o Android também é gratuito.  Existe um mercado, e a Google leva uma comissão para cada aplicação vendida através da sua loja. Mas você pode instalar aplicativos a partir de qualquer mercado alternativo sem infringir nenhuma política da Google.

5 – Hoje há mais de cem modelos de telefones de diferentes fabricantes (HTC, Motorola , Samsung, LG Sony) que usam o Android como sistema operacional. Há uma grande variedade de opções para todos os gostos, diferente da Apple que só tem uns poucos modelos de iPhone.

6 – É o sistema operacional para smartphone com crescimento mais rápido. No quarto trimestre de 2010, as vendas de celulares com Android superaram os da Symbian (Nokia, Sony Ericsson, Mitsubitshi, LG). O Symbian é um sistema operacional obsoleto para a nova geração de smartphones.

7 – O número de aplicativos disponíveis no site oficial do Android Market passa de 100.000. Tem maior proporção de aplicativos gratuitos que outros sistemas (IOS iPhone, por exemplo)

8 – Integração completa com serviços do Google (Google busca, Gmail, Calendar, Picassa, Google Maps Street View, do Google Reader). Se você perder (ou roubarem) o telefone e comprar outro, não perde nada, nem contatos ou e-mails, fotos e aplicativos comprados no mercado. Só é necessário colocar um novo chip e ter tudo de volta em apenas alguns minutos. Você pode inserir seus contatos em sua conta do Google a partir do seu PC e você verá tudo atualizado no seu celular quase instantaneamente (sem fio).

9 – Tenha vários desktops (há usuários que tem 7 e são todos ágeis) e Widgets. O que é um Widget? Veja as fotos abaixo:

Escritorios-Widgets1

Escritorios-Widgets2

10 – O sistema de desenvolvimento é relativamente fácil para aqueles que já têm conhecimento prévio de Java. Basta fazer o download do Kit de desenvolvimento (SDK), livre e disponível para diferentes plataformas (Windows, Mac e Linux). Um ambiente de desenvolvimento do programa irá facilitar o trabalho, embora não seja essencial. E você pode começar a fazer seus próprios aplicativos, se você não encontrar um que se encaixa no que você precisa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook