Atualizado em: 15 maio 2012

Telhado Verde - Escolha a Planta Correta

Os telhados verdes são modernos e deixarão a sua casa muito mais bonita, leiam o artigo para saber algumas ótimas informações a respeito desta nova forma de decoração!
Você Sabia?
Muitos já devem ter ouvido falar de telhado verde uma técnica bem interessante que esta começando a fazer sucesso em nosso país.

Hoje em dia, a decoração interna e externa das casas são algo de extrema importância e que é levada bem a sério. Os jardins são um exemplo disso, pois eles dão vida para sua casa, além de ficarem esteticamente harmoniosos e bonitos em qualquer lugar. Porém, atualmente ele tem sido usado em outro lugar da casa que não é o habitual, porém fica bonito e diferente. Este lugar é o telhado e esta “técnica” pode ser chamada de telhado verde, onde você irá decorá-lo com alguns tipos de plantas e assim utilizar esta técnica. Hoje neste artigo você irá descobrir quais são os tipos de plantas corretas para serem utilizadas, além de saber um pouco mais sobre esta nova moda.

O telhado verde é uma técnica muito utilizada fora do Brasil, porém está começando a ser implantada em nosso país e está se adaptando muitíssimo bem ao nosso clima e nossos costumes.

publicidade:

Além de ser uma técnica bonita, o telhado verde é uma forma de praticar a sustentabilidade, pois com o uso deste telhado, você está adquirindo também isolante térmico natural, sendo assim deixará sua casa mais refrescante nas épocas de calor forte e desta forma você evita o uso de ar-condicionado, ou quem sabe inúmeros ventiladores espalhados pela sua casa, preservando a energia e o planeta Terra.

Além disso, elas retêm a água da chuva ajudando contra enchentes ou possíveis desastres, o que é ótimo para você e para toda a natureza.

Uma coisa muito importante é escolher bem o profissional para fazer seu telhado verde, para que ele fique de forma correta e não lhe traga aborrecimentos futuros.

Agora vamos ás plantas mais recomendadas:

  • Gramas nativas, flores e arbustos, são muito bem vindos e dão um ar muito bonito e saudável para seu telhado verde;
  • Plantas com raízes pequenas também são bastante indicadas, pois não trarão prejuízos aos telhados e nem morrerão.
  • Seduns, um tipo de planta que suga bastante água é recomendadíssima
  • Rabo de Gato
  • Saião
  • Clúsia
  • Capim-chorão
  • Cambará

Essas são boas opções de plantas, pois não precisam de manutenção e nem de irrigação constantes facilitando sua preservação.

Além disso, outra dica é montar uma horta em seu telhado que podem conter algumas ervas ou alimentos, porém se você mora em áreas muito poluídas essa opção não é recomendada, pois pode vir a contaminar seus alimentos.

Para que seu telhado dure, você precisará fazer uma manutenção semestral, irrigá-lo de acordo com a necessidade da planta que você escolher e assim fazer com que ele viva e fique cada dia mais bonito.

Agora que você já conhece a técnica, procure um profissional adequado e de confiança e construa seu telhado verde agora mesmo!

Fonte: Site Delas e Minha Casa Minha Cara

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook