Atualizado em: 20 março 2013

Diferença entre Tapetes Turcos e os Tapetes Persas

Depois de ser levantado a diferença na Novela "Salve Jorge", conheça ao certo lendo este artigo, qual a real diferença entre os tapetes turcos e os tapetes persas.
Você Sabia?
Segundo o Guinness Book, o Maior Tapete do Mundo, tem mais de 6 mil metros e foi fabricado por mil homens no Irão, durante 18 meses.
Diferenças Tapete Persa e Turco

Um dos Personagens de “Salve Jorge”, Mustafá tem uma loja na trama e lá as pessoas começaram a querer saber as Diferenças Tapete Persa e Turco que segundo os especialistas são os melhores no ramo. (Divulgação/RedeGlobo)

A diferença entre tapetes turcos (ou Anatólia) e dos persas é em grande parte uma questão de tradição na fabricação e uso de motivos decorativos.

Tipicamente, um tradicional tapete persa é amarrado com um nó assimétrico (nó persa ou Senneh), enquanto o tradicional tapete turco é amarrado com um casal (nó turco ou simétrica Ghiordes).

publicidade:

Finalmente, o processo de “nó simétrico” usado no tapete tradicional turco dá a impressão de que a imagem é construída de módulos em comparação com o tradicional tapete persa cujo design é muito mais delicado.

Diferenças

O estilo tradicional turco reduz também o número de nós por metro quadrado. Esses fatores têm contribuído para a reputação antiga e tradicional e para a qualidade de tapetes persas. Atualmente é comum ver tecelagens de tapetes na Turquia ou o Irã usando um ou outro estilo. Ao comparar os tapetes a única maneira de identificar o tipo de nó usado é dobrar o tapete contra si mesmo e observar a base do nó.

A tecelagam de tapetes Turcos é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte Turca. (Reprodução)

A tecelagam de tapetes Turcos é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte Turca. (Reprodução)

O luxo, a que se associam os tapetes turcos, forma um surpreendente contraste com sua modesta origem da sua região. O tapete Turco era um bem necessário para proteger-se do inverno rigoroso.

Esclarecimentos nos Detalhes

Posteriormente, converteu-se em um meio de expressão artística pela liberdade que possibilita principalmente a escolha de cores vivas e dos motivos empregados. Os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração. Os artesãos utilizavam os insetos, as plantas, as raízes, as cascas e outros ingredientes como fonte de inspiração para criação dos tapetes Turcos.

No caso de nó turco , cada nó inclui duas teias. Neste tipo de nó, ambas as extremidades de um fio em torno de um urdidura e para fora através e entre a urdidura vizinha antes de ser cortada. Tapetes turcos assim atingir a sua força reconhecida e resistência ao desgaste . O nó persa é tecidos em um par de teias com fios de algodão gaseados completamente envolvendo uma teia e o outro apenas a sua metade.

Os Tapetes Persas, tem o tecido com mais brilho, se ver devido aos tecidos de algodão gaseados, que dá uma graça maior a peça. (Reprodução)

Os Tapetes Persas, tem o tecido com mais brilho, se ver devido aos tecidos de algodão gaseados, que dá uma graça maior a peça. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook