Atualizado em: 6 agosto 2013

Sistema de aquecedores de Água para casas

Este tipo de sistema de aquecimento é comum nas casas mais antigas, mas ainda é um método popular de aquecimento.
Você Sabia?
Que foi nos anos 1970, com a crise apresentada no mercado de petróleo, surgiram os primeiros Aquecedores Solares no Brasil
aquecedor-solar-solarmax-da-soletrol-1299595774956_560x400

A mesma energia solar que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para esquentar a água dos nossos banhos

Cada vez que as temperaturas caem todo mundo recorre ao lazer dentro de casa. Você já pensou que a água daquele seu banho quentinho e ainda gostoso poderá ser aquecida pelo sol? Com diversos sistemas de aquecimento de água, está cada vez mais comum e mais acessível se conseguir benefícios neste sentido com uma economia superior a 90% nos consumos de energia e também de gás para estas finalidades.

Os sistemas acabam sendo compostos por vários painéis que fazem a coleta que é instalada no telhado das casas, bem como um reservatório de água. Por isso saiba a seguir algumas informações de como se realizar as instalações e por quando é possível o instalar em casa.

publicidade:

Como é feito o aquecimento

Para que seja realizado o aquecimento da água do banho, bem como chuveiros e torneiras na maioria das vezes é interessante se realizar um cálculo simples. Cada uma das pessoas utilizaria em média 100 litros de água por dia. E em uma casa com cinco pessoas é necessário que seja realizada a instalação de cinco painéis solares de 1m² cada e ainda um reservatório equivalente a 500 litros de água. Além disto um fator importante para a instalação é que a casa deverá contar com uma tubulação específica para a água quente.

Para o caso de água para os chuveiros, os coletores ainda contam com uma cobertura de vidro temperado, bem como de cobre e alumínio, já que eles poderão isolar o calor melhor. Eles deverão ainda ser instalados de forma preferencial no norte geográfico o que poderá variar entre o nordeste e também o noroeste da sua residência.

A água acaba abastecendo os reservatórios circulando através dos painéis onde ela acaba sendo aquecida voltando para um reservatório com uma temperatura em torno de 70°C. e cada vez que uma torneira é aberta, o boiler acaba reabastecendo a mistura de forma automática. Apesar disto é necessário que as casas tenham outras alternativas no caso de chuvas por vários dias seguidos, ou ainda as placas não possam conter o calor potencial necessário.

Vídeo sobre Aquecedores para Casas

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook