Atualizado em: 15 julho 2011

Paisagismo e Jardinagem | Conceito e Como Aplicar

Toda casa ou apartamento requer um bonito jardim. A percepção visual é a descoberta de que a paisagem só pode ser compreendida se for vista, sentida e percebida

Paisagismo e JardinagemO ambiente urbano, assim como os ambientes industriais, são tanto paisagem quanto o natural. E o ambiente degradado também o é, da mesma forma que aquele que se preservou com suas feições originais, ou que se reconstituiu segundo as necessidades humanas.

Paisagismo é ação de interferência numa paisagem, figurando em qualquer tipo de cenário que, por ser em qualquer hipótese pré existente, acabará por refletir, tanto de imediato quanto futuramente, numa nova imagem inserida na paisagem.

publicidade:

A percepção visual é a descoberta de que a paisagem só pode ser compreendida se for vista, sentida e percebida.
O paisagista Burle Marx que inovou com seus projetos, introduzindo no paisagismo a preservação de plantas nativas das regiões onde desenvolveu os seus trabalhos paisagísticos. Segundo Burle Marx, existem duas formas de paisagens:
A natural, existente; e A humanizada, construída.

Esta última corresponde a todas as interferências impostas pela necessidade do homem, objeto de nossos estudos enquanto paisagistas, ecologistas e ergonomistas. A tarefa do paisagista adquire uma complexidade cada vez maior. Só com a ajuda dos botânicos, ecologistas e outros técnicos, pode o paisagista interpretar corretamente a paisagem natural, para pensar harmoniosamente em como conceber e executar a paisagem construída.

Como aplicar o Paisagismo

É obrigação do paisagista ecologista conservar certas espécies ameaçadas, tentando garantir para o futuro a sobrevivência da expressão de beleza que representam e da importância científica que têm.

Toda casa ou apartamento requer um bonito jardim, é muito fácil formar um jardim, vasos, jardineiras e até latas podem ser transformados em jardim. Escolha folhagens fortes que aguentam tanto o sol como a chuva para colocar no seu jardim, pedras brancas, areia, madeiras próprias para área exterior vai fazer do seu jardim único.

Temos o adubo natural feito com materiais orgânicos, tudo de maneira bem caseira, restos de frutas, cascas tudo isso serve como adubo, basta tratá-los como se deve, faça um buraco no chão e vá colocando todos os restos de frutas, cascas, etc, aguarde que eles deteriorem e pronto adubo orgânico e caseiro bem barato.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook