Padrão para instalação de tomadas e interruptores

instalação de tomadas e interruptores 2

Atualmente, o nosso país possui mais de dez modelos diferentes de plugues e tomadas.

Quem vai fazer a instalação de tomadas e interruptores deve seguir alguns padrões pré determinados tanto por medida de segurança quanto de estética.

Assim para a instalação de tomadas e interruptores devemos tomar um cuidado com o aspecto estético que se baseia em que ao se instalar na parede as caixas de passagem de luz ou tomadas, também chamadas de caixas de derivação ou terminal, deve-se usar a mesma massa utilizada para o reboco nas paredes.

Padrão de Instalação

Já quanto à questão da altura para a instalação das tomadas e interruptores, existe uma recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo que esta instalação é normalizada pela NBR 5410 que determina o seguinte:

Para instalação de tomadas baixas deve-se fazê-lo a uma altura de 30 centímetros do piso acabado.

Para instalação de tomadas médias e Interruptores deve-se fazê-lo a uma altura de 1.20 até 1.30 metros do piso acabado.

Para instalação de tomadas altas e interruptores deve-se fazê-lo a uma altura  de 2,00 até 2.25 metros do piso acabado.

Sendo que todas as tomadas e interruptores devem ficar sempre na mesma altura em todos os demais cômodos da casa ou prédio.

Devendo-se para isso utilizar  a mangueira de nível, que é muito usada pelos pedreiros para fazer o nivelamento geral.

Dicas

Também quanto ao padrão estético a posição ideal e mais usada para a instalação das tomadas e dos interruptores é no sentido vertical, mas não há um empecilho para que sejam colocadas na posição horizontal. Mas o que realmente importa é instalar todas as caixas de passagem de luz na mesma posição, mais pela questão estética.