Atualizado em: 17 abril 2013

Os riscos de Mofo e Infiltrações em Casa

Conheça alguns riscos e problemas enfrentados por diversas pessoas em relação ao Mofo e as infiltrações que aparecem nas paredes de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.
Você Sabia?
A Banda "U2" em 1997 lançou seu nono album com o titulo "POP", e em sua discografia uma canção chamada "Mofo" que contava a história de uma mãe aflita.
Mofo Infiltração 02

Os riscos de Mofo e Infiltrações são bem ruins e destrói a estrutura do seu ambiente. (Reprodução)

É só a temporada de chuvas começar, e começam a vir a tona problemas de infiltração, E, juntamente com a infiltração, vem o indesejado mofo.

Antes de saber como lidar com o problemas, é necessário conhecer o problema, não é mesmo?!

publicidade:

Fatores

A infiltração nada mais é do que a absorção da água de um ambiente pela parede, ou por algum objeto (um quadro, uma porta…), movimento que experts no assunto chamam de “troca de pressão e umidade”.

Mas, além da infiltração, que a maioria de nós conhece e muito bem, existe outro fator que pode gerar o mofo. Esse fator se chama “CONDENSAÇÃO“, e nada mais é do que a transformação do ar em orvalho água. Não é segredo para ninguém que, quanto mais úmido um lugar, mais propenso será à proliferação de bolor/mofo. Tire como exemplo uma casa na praia.

Riscos e Problemas!

À principio, o mofo só causa danos estéticos em sua casa. Mas, se o problema não for devidamente sanado, e ele conseguir atingir a estrutura mais importante do seu imóvel leia-se vigas, lajes e pilares, aí o problema começa a ficar muito sério.

Vistorias são extremamente importantes, ainda mais em imóveis que já demonstram sinais de infiltração. Afinal, quanto antes o problema for tratado, maiores são as chances de “cura”. Pense no risco que um prédio corre, quando sofre com infiltração há muito tempo: são mililitros de água estocadas nas paredes, corroendo a estrutura.

Soluções

– sempre que possível, utilize umidificadores de ar, principalmente em ambientes que não possuem portas e janelas, para que haja ventilação e a troca de pressão e umidade;
– fique atento à manchas nas paredes e, ao menor sinal, chame um profissional para averiguação;
– faça revisões periódicas em seu imóvel. Isso poderá detectar problemas em seu estágio inicial, facilitando o seu conserto;
– busque soluções que possam impermeabilizar a estrutura da sua casa ou apartamento;
– por fim, se você mora em apartamento, fique atento à estrutura do seu prédio, como um todo, e sempre confira quando foi feita a ultima inspeção predial.

Infiltração e mofo é assunto sério, fique atento!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook