Atualizado em: 21 maio 2012

Estuque Veneziano de Gesso

Estuque Veneziano de Gesso uma antiga técnica muito usada em decoração de fachada de grandes e possantes construções. É feito de Massa corrida e gesso pigmentado
Você Sabia?
Que o Estuque Veneziano de Gesso é feito apenas com cal e aguá, pois é esta técnica é antiga onde era bastante utilizada nas paredes.

Estuque Veneziano de GessoEstuque Veneziano de Gesso é feito de uma mistura de cal e água, a massa poderá ser pigmentada caso queira, antigamento logo no início da sua descoberta era colorida com pigmentos tirados da própria  terra.

Essa Arte do Estuque foi impulsionada após a chegada de Giovanni Grossi, protegido do Marquês de Pombal, ele foi o responsável para dar aula de Estuque e Desenho na Real Fábrica de Sedas, em Lisboa entre 1764 e 1777.

publicidade:

O estuque veneziano é uma antiga técnica muito usada para decorar paredes, resultado de uma mistura de água e cal  e depois colorida, era aplicada com uma espátula fazendo desenhos texturizados e rústicos.

Esse tipo de material foi inventado na Grécia onde o gesso foi basicamente a matéria prima utilizada em belíssimos revestimentos decorativos para interiores, a partir daí foram criadas várias escolas de arte decorativa que desenvolveram as técnicas de produção e utilização de gessos.

Atualmente, a cal foi substituída pela massa corrida à base de látex e de gesso dissolvido em água, à qual são adicionados cola branca e corantes. As técnicas para aplicação são inúmeras e a maneira de preparar e aplicar também, hoje existem pinceis próprios para esse tipo de material.

Estuque Veneziano de Gesso

Fachada com Estuque

Antigamente pessoas que trabalhavam com esse tipo de decoração eram considerados verdadeiros artistas, mestres das artes do Stucco. No século  XVI, foram convidados artistas italianos que consentiram em ser assistidos por escultores franceses para decorar as câmaras reais do Palácio Fontainebleu, em França, uns dos maiores segredo e bem mais guardados era o trabalho de aplicação de pó de mármore e a utilização de diversos tipos de gesso de alabastro.

Belíssimos trabalhos são feitos com Estuque, fachadas, interiores de grandes mansões, são muito utilizados devido a praticidade e a rapidez de secagem. Essa Argamassa que é fruto da adição de gesso com água e um aditivo retardador de secagem é demasiadamente rápida. O Estuque é muito usado como revestimento decorativo ou material de modelação é uma arte milenar na civilização mediterrânea.

Estuque nas Paredes

Na Itália o estuco também chamado de espatolato foi usado como cópia perfeita do estuco, a mesma técnica do gesso, só que era realizada com cera e concha moída, eles procuraram copiar o efeito de uma rocha e era usado em templos e catedrais. Esse trabalho dava com um toque envelhecido.

Fotos de Estuque Veneziano de Gesso

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook