Atualizado em: 17 maio 2012

Estruturas de Telhados

Estruturas de Telhados devem ser planejadas, medidas e, se possível com acabamento de madeira à vista, isso vai dar um valor maior e um visual melhor à sua obra.
Você Sabia?
Que na hora de fazer a estrutura para o seu telhado vai ter a opção de utilizar vários matérias interessantes.
Estruturas de TelhadosAs estruturas de telhados podem ser de materiais diferentes do tipo madeira ou estrutura metálica mas, a finalidade e maneira de construir é a mesma. Se, de madeira, usa-se caibros de inúmeras polegadas, pois para cada função um tipo e espessura de madeira, pregos, também de vários tamanhos, pregos para ripas, pregos para caibros e assim por diante.

Para a sustentação das telhas normalmente são feitos tramas constituída geralmente por terças, caibros e ripas que são chamadas de estrutura de apoio. Os materiais para essa trama são; tesouras, oitões, pontaletes ou vigas que tem como função receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante da construção.

As madeiras expostas em construções deixam as casas com aparências bem mais bonitas. Os acabamento feitos em telhados de madeira deixa casas com aspectos de casas coloniais ou casas com estilos rústicos. A maioria dos projetos arquitetônicos atualmente já vem detalhado essa estrutura de madeira à vista.

Um jardim bem cuidado em casas com estruturas e acabamentos em madeira ficam bem mais charmosos e aconchegantes com ares de casa do campo.

Estrutura de Madeira para Telhados

Estruturas de Telhados

Os pilares e as vigas são encaixados, aparafusados, pregados ou ligados por ferragens, assim se forma o esqueleto de uma casa. Também Pode-se usar toras ou peças roliças, madeira serrada, aparelhada, aplainada ou lavrada a machado. Tudo depende do tipo do tamanho da construção.

Vantagens da Madeira

A maior vantagem no uso da madeira é a leveza, o que implica fundações menos robustas e caras, a limpeza na obra, sem resíduos de mistura de cimento. A praticidade no manuseio do material em caso de terrenos acidentados ou de difícil acesso, onde o canteiro de obras é inviável. A montagem de uma estrutura para telhados é bem rápida, se as madeiras forem preparadas e cortadas antes, nos tamanhos corretos com todos os encaixes pré determinados, é mais rápido ainda.

Não se esqueça que a estrutura do telhado está em segundo lugar no item segurança, uma estrutura feita sem planejamento poderá comprometer a obra e, ainda colocar em risco vida de pessoas. Primeiramente se deve ter em mãos um projeto detalhado da estrutura, feito por quem entende do assunto. Os cálculos devem ser exatos  para ajudar a dimensionar as peças da armação. Bons carpinteiros podem resolver tudo após o cálculo.

Fotos de Estruturas de Telhados


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook