Atualizado em: 1 janeiro 2014

Acabamento de Móveis com efeito pátina

Caso você não saiba a pátina costuma transformar móveis, objetos e até paredes, onde você pode misturar várias delas até conseguir o efeito que deseja
download (5)

A pátina é uma ótima solução para renovar o móvel

A pátina nada mais é uma técnica realizada de restauração de móveis antigos que acaba renovando e valorizando todas as peças procurando assim dar um visual totalmente novo para elas.

Os móveis que são restaurados em técnicas de pátina acabam aumentando o seu valor comercial devido ao processo considerado artesanal pelo qual acabaram passando por um interessante processo artesanal.

publicidade:

Sobre a Técnica

Estas técnicas consistem em um tipo de trabalho que é feito com lixa e tinta dando um efeito tanto de ação como desgaste do tempo suave e bonito. Todos os gastos com este tipo de técnica não são grandes. E o custo é bastante acessível e poderá ser feito em qualquer tipo de móvel e utensílios domésticos de madeira. Com isto para realizar uma das diversas técnicas de pátina é preciso uma lixa para madeira de , além de duas cores, a escolha de tinta látex, um pincel para pátina, água e verniz a base de água.

A primeira alternativa a ser realizada é verificar se o móvel conta com uma imperfeição, caso ele tenha algum tipo de furo ou mesmo buraco ou possa estar desnivelado, tudo o que deverá ser feito antes é cobrir as imperfeições com massa corrida, e é importante se aguardar pelo menos quatro horas até que a massa seque, depois disto se for preciso é possível passar uma lixa para deixar o lugar coberto com massa corrida e liso, além de nivelado ao móvel.

Sobre os Acabamentos

Estando assim o seu móvel pronto para toda a prática de pátina deverá primeiramente se litar todo o móvel tirando o verniz inicial da madeira, e com um pano seco se retira todo o pó obtido depois de lixar as peças. Depois disto o passo seguinte é passar uma primeira demão de tinta látex que deverá ser escolhida entre duas cores para ser a base da pátina.

Quando a pintura acabar secando depois de duas horas é importante ainda uma segunda demão da cor já utilizada, e mais duas horas de espera para a tinga secar. Depois que tudo estiver seco você deverá diluir a tinta na água e tirar o excesso de tinta dando um efeito de pátina no móvel.

Vídeo sobre Pátina

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook