Atualizado em: 13 maio 2013

Cuidados com plantas e flores em apartamento

As plantas e flores cultivadas em apartamentos são não somente parte da decoração mas também um item importante para tornar o ambiente aconchegante e acolhedor.
Você Sabia?
Que As flores e plantas são uma ótima opção para decorar o apartamento. Além de ... suficiente; outros, que é necessário muito cuidado para mante-las vivas.
plantas em apartamentos 1

Muitas são as plantas e flores que podem ser cultivadas em apartamentos

Várias  plantas e flores podem ser cultivadas em apartamentos, mas devemos dar a essas plantas as necessidades mínimas para o seu bom desenvolvimento. Como o gerânio e a azaléia, que devem ficar parte do dia expostas ao sol. entretanto a maria-sem-vergonha e a prímula se desenvolvem muito melhor em um local com sombra.

Já as orquídeas são uma excelente escolha para de cultivar em apartamentos, desde que possam ficar em local com bastante iluminação, não necessitando de sol direto sobre elas.

publicidade:

Cuidados

Já quanto aos cuidados para as plantas em vasos, devemos primeiramente escolher o vaso correto para cada tipo de planta. Sendo que  a recomendação básica é de que a área do vaso deve ser suficiente para abrigar as raízes da planta que se deseja cultivar.

E quanto aos vasos, esses podem ser feitos de cerâmica, porcelana, cimento, entre outros, além do seu papel na decoração do apartamento.

Mas devemos também tomar alguns cuidados  básicos com as plantas e flores cultivadas em apartamentos, por exemplo o vaso deve apresentar uma boa drenagem, possibilitando o escoamento do excesso de água, já o solo para cultivar as plantas e flores deve ser rico em matéria orgânica e bem arejado.

Geralmente aconselha-se uma proporção de 20% de matéria orgânica para um solo fértil. Outro cuidado importante é com a  temperatura ambiente que  pode variar bastante, mesmo dentro de um apartamento.

Deve-se evitar os locais muito quentes, da mesma forma que os locais muito frios. Até porque a maioria das plantas mais cultivadas em apartamentos se desenvolvem melhor em temperaturas, entre 20 e 25ºC.

Informação

Outro fator de grande importância são as regas das plantas e flores dos apartamentos, pois devem ser efetuadas de acordo com as necessidades específicas de cada planta. Por exemplo as samambaias, necessitam de uma quantidade bem maior de água que os cactus, que  precisam de poucas regas.

Também não devemos nos esquecer de manter as plantas livres de doenças, fungos e parasitas, além de manter os vasos limpos, retirando galhos, folhas e flores mortas e de fazer as podas nas plantas e flores sempre que necessário.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook