Rebaixar um Carro – É permitido? Vale a pena? Como Fazer?

Para rebaixar um carro, o método mais utilizado é o corte das molas. Outra opção é compressão das molas. Essas práticas diminuem o curso dos amortecedores e a vida útil de todos os componentes da suspensão. Então esteja preparado para ($) trocar a suspensão constantemente.

Hoje existem amortecedores, molas especiais e equipamentos exclusivos para rebaixamento, porém o preço é bem salgado e leva um certo tempo para ser instalados.

O ponto positivo é que o carro rebaixado tenha mais estabilidade, já que o centro de gravidade também fica mais baixo, porém o conforto fica comprometido.

A suspensão original dos carros é a que sempre entrega o melhor equilíbrio entre estabilidade e conforto.

Em carros rebaixados é a integridade da carroceria acaba ficando comprometida, pois o risco mais sério é a possibilidade de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente nas áreas próximas às torres dos amortecedores.

Legalizado

Hoje em dia o rebaixamento da suspensão é uma pratica legalizada. Entrou em vigor no dia 1º de maio a resolução 262 do CONTRAN. Embora não especifique quais tipos de modificação poderão ser feitas, a resolução não permite o uso de molas com regulagem de altura.

Deste modo, não são permitidos sistemas com rosca e ar.

Como fazer

A grande verdade é que poucos fazem isso, mas quem quiser alterar a altura do veículo de forma legalizada, seja levantar ou rebaixar, deve levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Após aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Depois disso, é preciso levar o veículo ao DETRAN para acrescentar ao documento a inscrição “medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo do veículo”, como consta na nova resolução.

Vale lembrar que ao efetuar as manutenções na suspensão o ideal é substituir uma peça por outra da mesma marca e sempre utilizar acessórios originais e não os paralelos.

Rebaixar é arte, raspar faz parte. =)