Atualizado em: 12 agosto 2011

Pré-Inspeção Veicular causa polêmica em SP

Cerca de 22% dos motoristas se mostram prevenidos e deixam seus carros com a manutenção em dia antes mesmo da avaliação da inspeção veicular

manutenção do carroDefinitivamente a pré-inspeção veicular está na moda em São Paulo. Pra quem não entendeu, trata-se de um serviço oferecido em oficinas de mecânica, no qual, está fazendo com que o lucro só aumente, tanto que o investimento como divulgação está sendo feito, principalmente com enormes faixas na fachada do local, logo para chamar a atenção dos motoristas que zela pelo seu carro.

Na reportagem feita pela UOL é mostrado um dono de uma mecânica, no qual, diz fazer cerca de 30 inspeção por semana. O que prova ser mesmo um serviço bem lucrativo.

publicidade:

Entenda para que serve a pré-inspeção

A Pré-inspeção serve basicamente para os motoristas prevenirem o carro do teste da manutenção, para saber se com o carro está tudo correto ou não. Nesse teste, há grande possibilidade de o carro ser reprovado, ou seja não está com a manutenção em dia, pesando no bolso do motorista. Portanto, eles optam pela pré-inspeção para garanti que não pagará nenhuma multa na hora da avaliação. As próprias empresas que realizam a avaliação, aconselha os motoristas a fazerem essa pré-inspeção, mas que seja numa oficina de confiança.

Um levantamento feito pelo sindicato das oficinas de São Paulo chegou na conclusão de que cerca de  22% dos motoristas fazem a pré-inspeção. De acordo com o órgão, o motorista vai gastar com um pacote básico de manutenção mais a avaliação de poluentes cerca de R$300. No “pacote” para passar na inspeção veicular, oficinas também estão oferecendo o serviço “Leva e Traz”. Em uma oficina na zona leste da cidade, o serviço sai por R$90.

Como diz o dado, apenas 22% dos motoristas fazem a pré-inspeção, enquanto a grande maioria deixa para fazer a manutenção quando é reprovado na avaliação, já que acaba sendo obrigatório deixá-la em dia.

Todos os carros registrados no município de São Paulo são obrigados a fazerem a avaliação, caso seja reprovado, o motorista terá até 30 dias para deixar a manutenção em dia. É importante que o motorista preste bastante atenção, pois se o índice de emissão de poluentes ou de ruídos estiver acima do limite para o tipo de veículo, ele será reprovado. Faça o agendamento para a inspeção veicular.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook