Atualizado em: 30 janeiro 2014

Pneu Sem Câmara: Segurança e Manutenção

Para você que não sabe, atualmente, os veículos saem de fábrica com dois tipos de pneus: com câmara e sem câmara de ar, portanto fique ligado as informações abaixo.
Você Sabia?
Que a história da borracha começou centenas de anos antes de Goodyear. Em 1493, a tripulação de Cristóvão Colombo já tinha observado nativos do atual Haiti.
download (15)

Os pneus com câmara são fabricados sem liner

O pneu do seu carro pode ser com câmara ou sem câmara, dependendo da sua escolha, cada um com sua vantagem e desvantagem. Quem escolhe pneus sem câmaras está escolhendo um pneu que não estoura, que esvaziam lentamente (ou nem esvaziam) quando furados (e cujo conserto é mais simples) e que são mais seguros que os com câmara.

Em compensação eles são mais duros e absorve menos impacto e esvazia (e a roda amassa) quando atinge um buraco.Os pneus sem câmara, então, possuem suas próprias características de segurança e manutenção.

publicidade:

Segurança e Manutenção

1- Com ou sem câmara, é preciso verificar a calibragem dos pneus semanalmente para evitar acidentes. Calibre também o estepe, pois ele perde ar enquanto está guardado, e lembre-se que a pressão deve ser ligeiramente maior quando o carro está muito pesado.

2 – Caso seu pneu sem câmara se esvazie com frequência, provavelmente ele tem um dano na roda, o que pode ter acontecido ao se passar por algum buraco ou sofrido um impacto maior, neste caso é preciso consertar as rodas com urgência.

3 – Quem usa pneus sem câmara deve estar sempre checando se as rodas não estão amassadas ou trincadas, pois elas influenciam muito na calibragem do pneu.

4 – O rodízio dos pneus deve ser feito de seis em seis meses, ou de cinco mil em cinco mil quilômetros.

5 – Nunca esqueça de fazer o balanceamento das rodas quando trocar os pneus.

6 – O rodízio é mais importante nos pneus sem câmara, principalmente no Brasil, porque eles sofrem mais desgaste. Rodas desbalanceadas prejudicam os pneus de qualquer tipo, mas são ainda mais prejudiciais nos pneus sem câmara. O alinhamento oferece maior eficiência da rodagem do pneu e melhora a dirigibilidade. C

7 – Caso seus pneus cantem nas curvas e o volante se descentralizem nas retas. Pneus novos sem o alinhamento e balanceamento das rodas não vão adiantar muito.

8 – Cuide bem dos seus pneus para evitar acidentes graves e descontrole do carro. Nunca esqueça de cuidar do seu estepe também, pois se você precisar deles, os estepes devem estar em boa condições de segurança. Atenção.

Vídeo sobre Pneu Sem Câmara

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook