Atualizado em: 28 agosto 2012

Como Indicar Condutor em Multas? É Obrigatório?

Tomou multa mas não foi você, vou indicar o real condutor, mas será que é mesmo obrigatorio? Confira neste artigo e tire suas duvidas sobre essa obrigatoriedade!
Você Sabia?
Que a Advertencia por escrita já está em vigor desde 1998, e foi até reformulado pelo CTB. Olha que no Rio de Janeiro, as Multas podem ser parceladas em até 12 vezes em um tipo de financiamento.

Saiba como Indicar o condutor em multas e veja se é obrigatório esta indicação! (Divulgação)

Muitas pessoas recebem a multa em suas casas e não entendem o que fazer, qual o procedimento, principalmente quando o caso é de como indicar condutor em multas? Será que é Obrigatório?  É o procedimento pelo qual você informa a autoridade competente quem é que estava dirigindo naquele determinado momento. Como é um ato independente de cada pessoa, a apresentação do requerimento de Defesa da Autuação fica sub-rogado. Vem com um único objetivo simples: de fazer com que os pontos que seriam deduzidos de você seja realmente deduzidos da pessoa que estava dirigindo o mesmo naquele momento.

Entenda Melhor!

Para aqueles que não sabem se é ou não obrigatório, para a pessoa física que tomou a multa o mesmo não tem a obrigatoriedade se no momento em que o veiculo foi autuado, quem estiver dirigindo é o proprietário do mesmo. No outro caso, se no momento da autuação o agente aplicador da sanção identifica o condutor do veiculo que está sendo punido. Fazemos a indicação quando a multa acontece com o nosso veiculo e não somos nós quem estamos dirigindo

publicidade:

Contudo, para que você consiga fazer essa “transferência” é necessário que você preencha um formulário de indicação do condutor dentro do prazo que vem estipulado na multa na parte “Informações importante” juntamente com os documentos que são exigidos.

Os pontos que for referente aquela determinada infração irão para o prontuário, ou carteira do condutor indicado pelo agente na hora e momento da atuação; da pessoa condutora que for indicada no formulário de indicação e por fim para o proprietário do presente veiculo autuado. Já para as pessoas jurídicas, a indicação é obrigatória conforme previsão na resolução CONTRAN 151. Se não for feito em prazo hábil, a mesma além de ficar com a multa originaria também será somado uma multa pela falta de indicação do condutor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook