Atualizado em: 10 março 2010

Novas regras para Formula 1 – 2010

As últimas temporadas da Formula 1 pós Schumacher têm sido de arrepiar todos os fãs da categoria máxima do automobilismo. Muitas brigas, dentro e fora das pistas, escândalos e emoção, muita emoção.

publicidade:

Em 2009 uma equipe estreante, mas dirigida por gente que conhece a F-1 há anos, a Brown GP, levou os dois títulos em disputa, o campeonato de construtores – soma os pontos da equipe – e o campeão individual. Quem levou o caneco foi o inglês Jason Button.

O ano também marcou o renascimento de pilotos como o brasileiro Rubens Barrichello, que depois de muitos anos voltou a ganhar corridas e a disputar o título mundial, o campeão Jason Button, que no início da sua carreira era tido como um piloto promissor, mas, após algumas escolhas erradas caiu muito de rendimento. O brasileiro Felipe Massa, que quase morreu após ser atingido por uma mola que saiu do carro do Rubens também renasceu em 2009.

Mas tudo isso parece ser fichinha pelo o que está por vir em 2010. A primeira grande surpresa do ano foi o anúncio da volta do lendário Michael Schumacher às pistas para correr na equipe Mercedes, que comprou a campeã Brown GP.

Os críticos da categoria acreditam que esse ano será um dos mais disputados de todos os tempos, por causa do nivelamento entre as equipes, a Ferrari foi a que se destacou um pouco mais nos testes da pré-temporada, e a briga interna nos times. Será literalmente uma briga de cachorro grande com Massa e Alonso na Ferrari, Schumacher e Rosberg na Mercedes, Hamilton e Button na Mclaren. Essa briga pode ser benéfica para o piloto Sebastian Vettel, da Red Bull, que é superior ao seu companheiro Mark Vebber. Outras equipes também prometem se destacar como a Willians, a BMW e a Renault. O ano também será marcado pela a volta do sobrenome Senna à categoria através do sobrinho de Ayrton Senna, Bruno Senna. Mas, não esperem muito do Bruno, pois, a sua equipe é, senão a mais, uma das mais fracas da categoria.

No entanto, tudo isso é mera especulação, pois, houve mudanças significativas na F1 para a temporada de 2010, como o estreitamento dos pneus dianteiros, a alteração da pontuação – agora os dez primeiros pontuarão – e a principal mudança que é o fim do reabastecimento o que vai mudar, e muito, o comportamento do carro ao decorrer da corrida.

No caso do novo sistema de pontuação, veja como será a partir de 2010:

– 1º – 25 pontos:

-2º – 20 pontos:

-3º – 15 pontos:

-4º – 10 pontos:

-5º – 8 pontos:

-6º – 6 pontos:

-7º – 5 pontos:

-8º – 3 pontos:

-9º – 2 pontos:

-10º – 1 ponto:

Agora é só esperar começar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook