Atualizado em: 31 março 2010

Motores Diesel Funcionamento

O motor a diesel foi inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel, se tratando de um motor que possui combustão interna, ou seja, a combustão do combustível dá-se pelo aumento de temperatura provocado pela compressão da mistura inflamável.

publicidade:

A maior diferença entre o motor a diesel e motor a gasolina se deve ao fato de que no motor a gasolina aspira-se uma mistura de ar mais o combustível  para dentro  da câmara de combustão, que queima a partir de uma faisca eléctrica fornecida pela vela de ignição no momento em que se efetua a máxima compressão. No motor a diesel, em vez de uma aspiração, tem-se uma injecção de óleo (combustível) no momento em que acontece a  máxima compressão,neste instante, a alta taxa de oxigênio faz com que o óleo entre em combustão, produzindo a explosão sem  que haja necessidade de ignição eléctrica.

Resumindo, enquanto no motor a gasolino é necessário uma faísaca para que se comece a combustão, em um motor a diesel a combustão se faz pelo aquecimento do combustível utilizado.

Isto tem sido de imensa utilidade, já que quando o tempo está frio, o carro tende a não pegar por não atingir uma temperatura suficiente para uma primeira ignição. Os motores a diesel também obtêm um rendimento bem elevado, o que acaba por ficar explicíto no baixo consumo.

Outro fator importante de lembrar é que o combustível é mais barato que o álcool ou a gasolina, além dos motores serem mais duráveis e trem uma manutenção simplificada.

A desvantagem dos motores está no nível de ruídos e vibrações que é bem mais elevado, embora tal inconveniente tenha sido reduzido bastante nos projetos mais modernos. Outro fator desestimulante são os preços mais altos das versões equipadas desses produtos.

O que vem acontecendo é a troca do diesel (óleo vindo do petróleo) para o biodiesel (óleo vindo de origem vegetal). O biodiesel, por ser de origem vegetal é um produto renovável, diferente do petróleo que é um produto mineral.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook