Atualizado em: 13 março 2012

Molas e Amortecedores Automotivos

Entenda um pouco mais ao ler a materia como funciona os amortecedores e molas e qual sua função real na estabilidade do carro.
Você Sabia?
Em 1944 para atender a solicitação de desenvolvimento de um novo modelo de ônibus que necessitava de uma suspensão que reduzisse os choques e vibrações transmitidas ao veículo e passageiros, a FIRESTONE desenvolveu molas com duas convoluções que foram inclusas ao projeto desse ônibus em 1953.
Molas e Amortecedores Automotivos, estabilidade e segurança para você e sua familia.

Você precisar avaliar o conjunto de suspensãoVocê precisa avaliar o conjunto, com amortecedores e molas para ter uma suspensão que vai garantir a estbilidade e conforto do seu veiculo. (Divulgação)

Dispositivo essencial para veiculos que controla o deslocamento junto a outra peça, os amortecedores e molas automotivos são instrumentos que trabalham em conjunto para conceder o melhor desempenho ao seu carro. Assim com a sua manutenção ou troca correta, seja o amortecedor como a propria mola garante a estabilidade, conforto e principalmente toda a sua segurança e da sua familia.

Molas

Assim que você começa a rodar com seu veiculo em movimento todas as imperfeições do asfalto são absorvidas pela molas que acaba se fechando com a abertura por exemplo quando você passa em um buraco ou lombada. Ela consegue absorver toda a parte dos movimentos recebido pela suspensão para manter o seu conforto, segurança e estabilidade se estiverem em otimas condições.
O recomendado justamente para prevenir seu veiculo de acidentes é sempre trocar é trocar as molas quando o veiculo atingir os 60 mil kms rodados, pois é ali que as molas helidoidais começam a dar uma certa fadiga.
As molas de linha leve, o recomendavél e efetuar a troca preventiva aos 70 mil kms e para os veiculos de linha pesada como caminhões e onibus, a quilometragem é de 150 mil Km.
Uma dica muito importante a você motorista. As vezes só percebemos que a suspensão e as molas estão em um estado ruim quando barulhos, trancos ou perda de estabilidade e conforto começam a surgir. Por isso você precisa sempre verificar e ver os efeitos das molas que estão folgadas ou desgastadas. Ela em um estado ruim pode afetar diretamento a suspensão, amortecedores e os pneus.
Quando você for fazer a troca das molas, você precisa trocar os pares e com a ferramento certa e apropriada devido a sua enorme resistencia leastica.

publicidade:

Amortecedores

Dispositivo que controla juntamente com as molas o processo de absorção de impacto de imperfeições na pista. Basicamente, o amortecedor é isso. Ele ajuda com que seu carro consiga rodar em qualquer ondulação de asfalto.
Sua principal função é manter esse controle nas oscilações da suspensão, e realizando a estabilidade das rodas em contato com o solo. Ele funciona em sua vida util, de 30 mil Km e deve ser trocado depois disso, pois durante este prazo rodado, ele abre e fecha aproximadamente 2.700 vezes por cada quilometro rodado, passando de 78 milhões de vezes fazendo o mesmo movimento. Se você não trocar no tempo estimado, você acaba produzindo o desgaste de outras peças e até mesmo de componentes como rodas, a suspensão e a propria mola que são bases para a estabilidade, conforto e segurança do condutor.

Molas e Amortecedores Automotivos, estabilidade e segurança para você e sua familia.Molas e Amortecedores Automotivos, estabilidade e segurança para você e sua familia.Amortecedores e Molas 7Amortecedores e Molas 6Amortecedores e Molas 5Amortecedores e Molas 4Amortecedores e Molas 3Amortecedores e Molas 2Amortecedores e Molas 1

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook