Atualizado em: 24 outubro 2013

Manutenção de Catalizadores de Carros

Saiba que alguns cuidados ligados à manutenção ajudam a conservar o catalisador do carro, portanto veja mais informações abaixo.
Você Sabia?
Que os catalisadores têm sido utilizados pelo ser humano por mais de 2000 anos. Os primeiros usos mencionados de catalisadores foram a produção do vinho, queijo e pão.
catalisador

A função de um catalisador é muito importante dentro do funcionamento do veículo:

Devemos ter a noção de que é obrigatório por lei e é muito importante para um bom funcionamento do carro e ainda conservação do meio ambiente que o catalisador do automóvel seja analisado e feita a sua manutenção frequentemente.

Este é o componente mais caro do sistema existente no veículo, se ele estragar não pense em colocar um similar pois a peça precisa ter um selo de certificação do Inmetro, o que é algo muito fácil de se perceber por parte do motorista.

publicidade:

Função do Catalisador

O catalizador tem como responsabilidade principal transformar todos os gases considerados poluentes de veículos em gases que sejam aceitáveis para os humanos. E esta peça é obrigatória em todos os carros do Brasil desde o ano de 1992 apesar disto apenas a partir de 2011 que foi solicitada uma obrigatoriedade para os motoristas do selo do Inmetro. O grande problema é que no mercado ainda é possível se comprar peças que sejam similares até mesmo burlando a legislação.

As várias peças intermediárias do veículo, como é o exemplo de silenciadores e ainda os traseiros não precisam contar com um selo do Inmetro, apesar desta ser sem dúvida alguma uma das maiores reivindicações das montadoras. Para a segurança é importante que o motorista tenha os modelos originais, o que irá garantir que o usuário tenha toda a diminuição do ruído e ainda da poluição nos escapamentos originais garantindo assim uma taxa de compressão do motor correta.

Cuidados

Existem alguns cuidados por sua vez que poderão ser tomados para conservar o catalisador do veículo. E com isto é importante citar que falhas de ignição, um motor desregulado ou ainda a queima de óleo e uma má qualidade do combustível poderão de uma vez por todas afetar a peça.

Além disto alguns hábitos existentes ao guiar o veículo poderão prejudicar o catalizador, como por exemplo fazer o carro pegar no tranco.E como esta é uma peça bastante cara, é fundamental que os usuários tenham atenção e cuidado para evitar problemas com a mesma.

Vídeo sobre Catalisadores de Carro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook