Atualizado em: 10 fevereiro 2010


Manual de Carros – Onde Encontrar

É muito difícil você comprar um carro com mais de 10/15 anos e ele vir com o manual do proprietário. O Manual do Proprietário, que geralmente é guardado no porta-luvas do carro, contém informações importantes para o ajudar a manter o seu veículo nas melhores condições possíveis.

É altamente recomendável ter em mãos o manual do seu veículo, ele fornece informações sobre como verificar as funções vitais do seu automóvel, como por exemplo, os níveis de fluidos e de óleo. O não cumprimento destas verificações regulares poderá resultar em falhas graves no seu motor e noutras peças.

Mas como proceder caso você tenha comprado um carro que não veio com o manual por alguma razão?

Em primeiro lugar, para encontrar o manual do seu veículo você terá que possuir todos os dados do seu veículo como ano, modelo, motorização etc. para achar o manual certo.

Vale lembrar que o ideal é sempre escolher carros com manual, mas caso não seja possível, é recomendável que você entre em contato com a montadora do seu veículo, possivelmente através de um “0800” e perguntar sobre o manual.

Caso essa tentativa não traga resultado, uma boa sugestão é procurar em clubes do carro. Por exemplo, você comprou um Fusca 71 sem manual. É bem provável que ao entrar em contato em um automóvel clube do Fusca você encontre um proprietário que tenha o manual.

Outra saída é procurar na internet, mas saiba que é muito difícil encontrar. Alguns manuais são colocados à venda em sites como Mercado Livre.

Em todos os casos citados, talvez você precise pagar para conseguir o manual.

Boa sorte!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook