Atualizado em: 13 outubro 2011

InsulFilm espelhado é permitido?


Para quem gosta de deixar o carro no maior estilo, os Insulfim são um acessório e tanto!

Muitas lojas do ramo de equipadoras de carro comercializam, e muito, estes acessórios para os proprietários de carros, sejam de carros usados ou novos, que desejam que o seu meio de transporte não seja mais um circulando pelas ruas.

Com os Insulfilm, os carros ganham mais personalidade e estilo, tornando-se lindos e confortáveis para andar, mas esteticamente agradável de se ver também.

Atualmente, a lei permite que seja aplicado o insulfilm.

No entanto, na hora de contratar uma equipadora para colocar este acessório em seu carro é bom atentar para o que a lei diz sobre isto. Tendo este cuidado você vai evitar ser multado (o que vai gerar prejuízos financeiros) e a retirada do acessório (prejuízo como perda de tempo).

Regulamento

Então veja o que diz o regulamento de trânsito:

Insulfilm nos Parabrisas: NADA, apenas uma faixa de 25cm em cima.
Nas portas dianteiras: G35.
Nas portas traseiras e Vidros Laterais Traseiros: G20
No vidro traseiro: G20.

Mais escuro que isso não será permitido de JEITO NENHUM.
Sendo um pouco mais claro, Film Espelhado no carro não será permitido!

Legislação

A legislação para insul-film hoje afirma que só é permitido 75% de transparência para o pára-brisas, 70% no vidros dianteiros, 50% nos vidros laterais traseiros e no vidro-traseiro e 50% numa faixa de 25cm do pára-brisas(na parte superior do vidro, claro).

Esta lei está citada na resolução nº 73 de 1998, a qual criou estes  critérios para aposição de inscrições, painéis decorativos e películas não refletivas nas áreas envidraçadas dos veículos.

Fiscalização

A fiscalização do insul-film pode ocorrer tanto pela verificação da chancela ou pelo uso de um equipamento chamado “opacímetro”, é este aparelho que mede a quantidade e a intensidade de luz que consegue transpor o vidro do veículo.

Este aparelho ainda não está atuando em São Paulo, mas no Rio de Janeiro, o medidor é utilizado na Vistoria Anual, a qual também, todos os anos comentam da realização em São Paulo.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook