Atualizado em: 25 julho 2011

Dicas para usar freios ABS

Com esse tipo de freio você poderá estar mais seguro, se perigo de derrapagens. O único problema é o preço. Saiba todas as informações.

O freio ABS é mais um meio de segurança que se instala num carro. O que acontece é que com
esse tipo de freio você pode evitar derrapagem. Por exemplo, quando a pessoa freia com muita força, há sempre possibilidade de derrapagem, e é algo perigoso porque pode acontecer acidentes, principalmente se a pista tiver escorregadia.

Trata-se de um sistema eletrônico, ele foi feito primeiramente na Alemanha e se expandiu por
todo o mundo, por estar dando certo e evitando acidentes. O funcionamento é da seguinte forma, há sensores nele, no qual, de um jeito ou de outro, avisa aos pneus quando o carro vai parar inesperadamente, ou melhor, quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão.

publicidade:

No Brasil poucos carros são equipados com esse dispositivo, cerca de 13% de todos os carros. O preço é altíssimo é o que explica poucos optarem pelo sistema. Os freios ABS em conjunto com airbags frontais para motorista e passageiro saem em torno de R$ 2.500,00.

As dicas abaixo são dicas, no qual, você poderá fazer curvas ou qualquer coisa que antes não podia, pois corria risco de acidentes, mas logicamente é necessário bastante cuidado.

Dicas

  1. Pise no freio com força e mantenha a
    pressão
  2. Desvie do objeto ou veículo enquanto freia
  3. Frear nas curvas – perfeitamente possível
    se seu ABS tiver EBD
  4. Não confunda freio antitravamento com freio que não
    superaquece e não entra em fadiga
  5. Temperaturas extremas e soldas elétricas podem
    danificar o ABS

 

É importante que tenha bastante cuidado com esses freios também, aliás, não é porque são mais seguros que você pode achar que pode fazer qualquer coisa por aí. Então quando for comprar os freios, é sempre bom que pessa informações sobre o produto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook