Detran SP – Consultas, Multas, IPVA e Simulados

Apesar de o mercado automobilístico brasileiro ter começado de fato em 1919 quando a Ford instalou a sua primeira fábrica em São Paulo, as preocupações das autoridades paulistas com o tráfego de veículos automotores começaram bem antes, em 1903 mais precisamente, quando o então prefeito da cidade de São Paulo, Antonio Prado, criou algumas leis para regulamentar o uso dos automóveis, inclusive o pagamento de uma taxa para a circulação dos carros, o IPVA dos dias atuais.

Acredita-se que o “pai da aviação”, Santos Dumont, foi um dos responsáveis pela criação de um órgão regulador quando em 1891 ele trouxe da frança um Peugeot, comprados por 1.200,00 francos. Dumont tinha apenas 18 anos na época.

Nos dias atuais, São Paulo possui a maior frota de veículos do Brasil, com um trânsito reconhecidamente caótico. O DETRAN é o responsável por gerenciar toda essa massa de milhões de carros que circulam pela cidade.

Para dar conta da enorme demanda diária o Departamento Estadual de Trânsito conta com diversas unidades espalhadas pela cidade. Diariamente são emitidas e renovadas milhares de carteiras de habilitação, milhares de multas são aplicadas e pagas, bem como as parcelas do IPVA e etc.

Alguns serviços como consulta de multas, IPVA, pontuação da carteira de motorista e até simulado para a prova teórica podem ser feitos no web site do DETRAN de São Paulo. Basta ter em mãos os documentos necessários.

Acesse e tire as suas dúvidas: www.detran.sp.gov.br