Atualizado em: 30 agosto 2010

Como tirar a habilitação

Antigamente o sonho da maioria dos garotos era ter logo idade para poder pegar o carro dos pais para dar uma volta. Era um objetivo de vida para a grande maioria. Não é a toa que desde pequenos um dos brinquedos preferidos dos garotos é um carrinho e jogos de corrida – o fascínio pela velocidade sempre existiu.

publicidade:

Todavia, os tempos são outros. A vida moderna trai outros sonhos para os garotos e o que um dia era um sonho, um objetivo de vida, hoje se tornou algo fundamental para a “sobrevivência” no dia-a-dia.

Com cidades completamente lotadas, trânsito caótico e transporte público ineficiente, a real solução é ter um veículo próprio – seja carro ou moto. Essa extrema necessidade acaba causando um outros problemas também, mas os benefícios de se ter um veículo compensam.

No Brasil, a idade mínima para tirar a CNH ou Carteira Nacional de Habilitação é de 18 anos e ainda é necessário ser alfabetizado.

O candidato precisa apresentar também os seguintes documentos:

  • Original e cópia do RG (atual)
  • Original e cópia do CPF
  • Foto 3×4 colorida e recente com fundo branco
  • Cópia e original (para conferência) do comprovante de residência, que poderá ser: extrato bancário, conta de luz, gás, telefone, condomínio, IPTU. Será aceito em outro nome somente se for cônjuge, pais ou filhos do interessado).

O meio mais rápido de obter a carteira é através da auto-escola. Lá, a mesma providencia toda a documentação e exames necessários. Caso deseje providenciar tudo sozinho basta procurar o Detran do seu Estado.

Lembrando que após tirar a carteira a mesma vale por um ano – o condutor terá que tirar sua carteira definitiva ainda.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook