Atualizado em: 28 maio 2013

Como funcionam os motores Flex

Os carros com motores Flex foram inventados nos Estados Unidos, que não queriam ficar a mercê dos países do oriente médio, produtores de petróleo.
Você Sabia?
Que foi em 23 de março de 2003 surgiu o primeiro automóvel fabricado no Brasil cujo motor usava o sistema flexível etanol e gasolina de forma viável
gol_total_flex_baixa

O gerenciamento eletrônico no motor foi o que tornou possível a criação dos motores flex

Os carros Flex, são os veículos que podem trafegar movidos tanto por gasolina como pelo Etanol. Sendo que no caso do Etano ele vem com 15% de gasolina acrescida.

Os motores dos carros Flex vem de fábrica com motores de combustão interna a quatro tempos, que podem ser abastecidos tanto com gasolina, como por etanol, misturados dentro do mesmo tanque, e queimados na câmera de combustão simultaneamente.

publicidade:

Como Funciona

O processo de funcionamento começa com o sensor que detecta qual o combustível que esta sendo utilizado, memoriza o nível de combustível no tanque, cada vez que o condutor desliga o carro. Sendo que quando o motorista girar a chave para ligar o carro, o sensor de nível de combustível irá informar a Central de Injeção, e caso tenha havido mais de três litros de acréscimo de combustível, a Central de Injeção, faz a identificação do combustível utilizado .

Esta identificação acontece através de um sensor colocado no escapamento do carro, que identifica a quantidade de oxigênio presente nos gases do escapamento, informando então a Central eletrônica através de sinais elétricos. Os  sinais elétricos são processados e interpretados pelo Software, que determina com precisão qual  o combustível  que está  no tanque. Sendo que este processo de reconhecimento de combustível utilizado. Leva uns 15 segundos.

Informação

Sendo que há um sensor que detecta qual a mistura de combustível no tanque, fazendo o ajuste da ingestão conforme a mistura.No Brasil foi desenvolvido um software automotivo, pelos nossos engenheiros que detecta qual combustível está sendo usado e se há mistura deles.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook