Atualizado em: 6 setembro 2013

Como fazer a consulta de Gravame Nacional

O Sistema Nacional de Gravames foi desenvolvido com o objetivo de garantir maior segurança a todas as instituições que atuam no financiamento de automóveis por meio do gerenciamento eletrônico.
Você Sabia?
Que o nome Detran surgiu em 1966 devido à vigência do Código Nacional de Trânsito, que denominou as entidades com o nome de Departamento Transito.
854

Entenda como Detran faz a operação gravame

O Gravame nada mais é do que um encargo, um ônus e é um termo oriundo do latim. E existe quando um bem ainda não foi totalmente quitado e possui uma dívida, o que é também chamado de gravame financeiro.O Gravame nada mais é do que um imposto, ou um encargo pesado, mas pode significar um grande incômodo ou importunação.

Na área jurídica existe uma intenção do gravame, que nada mais é quando foi solicitado um financiamento sobre um veículo e ainda não foi completamente quitado, isto junto a um banco ou uma empresa financeira ou quando o veículo não vem corretamente documentado e fica então em um sistema de intenção de gravame até que o documento possa ficar regularizado.

publicidade:

O Gravame no Detran

A partir do momento que uma pessoa compra um veículo através de financiamentos, acaba sendo lançado um gravame através do sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o que impede que aconteça a transferência do veículo para outro proprietário. E para que se possa fazer a alteração é importante se dar baixa do gravame no Detran, e isto apenas acontece quando o contrato for quitado. E ainda desta forma o proprietário do veículo não poderá o vender nem mesmo realizar qualquer tipo de alienação neste sentido.

O chamado SNG – Sistema Nacional de Gravames este foi criado com a ideia de dar uma maior segurança a todas as agências que efetuam todo o financiamento de automóveis. Com isto podemos dizer que algumas empresas evitam até mesmo fraudes através do gerenciamento de informações eletrônico e dos controles de restrições.

Sobre a Consulta do Gravame

A consulta do gravame deverá ser realizada através do site do Detran da região do usuário em específico. Com isto é importante se ter alguns dados em mãos, como o número do chassi, além do renavam do veículo e o número da placa do veículo.

Com isto é importante se ter a atenção a estas informações pois lá fica discriminada todas as informações e a história do seu carro desde que ele foi comprado até parar em suas mãos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook