Atualizado em: 21 agosto 2013

Forma correta de Calibrar os Pneus do Carro

Saiba que um pneu bem calibrado garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Você Sabia?
Que no ano de 1974 surgiu a primeira inovação significativa em muito tempo: a Dunlop criou o pneu runflat, que pode rodar vazio
calibrando

O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias

Um pneu que estiver bem calibrado garante uma segurança maior na hora de dirigir e ajuda a reduzir bastante o consumo de combustível.

A calibragem errada não apenas compromete a segurança dos ocupantes do veículo mas também prejudica o desempenho do automóvel.

publicidade:

Dicas para Calibrar o Pneus Corretamente

O correto é realizar a calibragem dos pneus a cada 15 dias, e sempre fazendo isto com os pneus frios, ou seja, ele deverá ter rodado no máximo três quilômetros. Toda a pressão deverá ser concedida de acordo com o fabricante dos veículos, estes que normalmente está fixada na porta do motorista. Caso isto não aconteça o manual conta com a pressão adequada.

É importante também que alguns cuidados sejam tomados pelos motoristas, o que é o balanceamento, e o alinhamento a cada cinco mil quilômetros e ainda o rodízio de pneus que deverá ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados.

Tipos de Calibragem

Calibrar o pneu é a melhor alternativa, já que esse gás acaba mantendo toda a pressão do pneu mais constante e se acontecer algum tipo de alteração na pressão ela deverá ser bem pequena. Com isto a grande vantagem do nitrogênio é que ele não venha a se alterar no volume de forma drástica, o que acontece muito com o ar comprimido.

Quando ele está aquecido acontece a evaporação bem como o aumento da pressão, e o nitrogênio oferece para o usuário a calibragem correta por mais tempo, o que facilita assim e muito a vida do motorista que deverá verificar a pressão menos vezes, se for comparada a utilização de ar comprimido. Com isto temos um resultado que é um pneu que poderá sofrer menos desgastes, já que a pressão fica mantida dentro dos limites.

Vídeo sobre Calibragem dos Pneus

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook