Atualizado em: 17 setembro 2010

Caixa de direção Hidráulica

Como diz a propaganda de uma famosa empresa de combustível, o brasileiro é apaixonado por carro e cuida do mesmo como se fosse um filho. E não está errado mesmo!

publicidade:

Por se tratar de um investimento de alto-envolvimento, é necessário ter diversos cuidados com o nosso automóvel – haja vista o fato de que temos que pensar numa posterior revenda. Devemos sempre ficar atentos à parte mecânica dos veículos para prevenir problemas mais graves e até mesmo acidentes.

Umas das partes do carro em que devemos ficar atentos é a caixa de direção hidráulica. A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados.

Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.

A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.

Um mecanismo hidráulico de direção – sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos itens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas.

Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.

Como sabemos, essa é uma das peças fundamentais do carro e é de fundamental importância a manutenção da mesma.

Para maiores informações e como saber  basta clicar aqui. E não se esqueça de que um motorista prevenido vale por dois!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook