Atualizado em: 13 outubro 2011

4×4 Acessórios

Com o passar dos anos uma nova tendência entre os consumidores de automóveis, tanto dos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, quanto das cidades do interior, é a preferência por carros que tenham uma aspecto mais off road, ou, fora de estrada.

publicidade:

Esse movimento fica mais evidente quando entramos em uma concessionária e percebemos que existem versões fora de estrada de modelos básicos, como o Cross Fox da Volkswagen, o Stepway da Renault, em outro patamar, o Ideia Adventure da Fiat entre outros.

As explicações por esse sucesso inesperado são diversas, como o fato de que com esses carros, que é um pouco mais alto que os de outras versões, é possível enfrentar alguns situações do dia-a-dia, como buracos, chuvas e etc. O “ar” mais arrojado que o carro possui também é um dos diferenciais,  pois as pessoas gostam de um automóvel com a aparência de um 4×4.

Agora a pergunta que fica é: o que caracteriza um carro 4X4?

De uma maneira resumida, um carro 4×4 se diferencia dos demais por ele ser, inicialmente, construído para andar, sem grandes dificuldades, em terrenos menos amistosos como em terra, lama, barro, cascalho e etc.

O termo “4×4” significa que o carro possui tração nas quatro rodas, ou seja, quando o motorista acelera, o motor faz as quatro rodas trabalharem. Nos carros mais básicos, somente uma ou duas rodas são acionadas pelo motor.

Outra característica que diferencia os “4×4” são os acessórios próprios da categoria, como o estribo (uma espécie de degrau que ajuda a entrar em carros mais altos), o quebra-mato, um conjunto de barras de ferra que são colocadas na frente dos veículos, engates para reboque, base para guincho, localizada na frente do veículo, ideal em situações de atolamento do veículo, suspensões mais altas entre outros.

Algumas pessoas que possuem carros “urbanos” gostam de customizá-los com alguns desses acessórios, como o engate, para diferenciar o seu carro dos demais.

Caso você queira saber mais sobre os acessórios 4×4 vá a uma loja especializada. Existem várias espalhadas nas cidades.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook