Atualizado em: 11 outubro 2011

15 anos sem Renato Russo

Renato Russo era vocalista da banda que influenciada pelo punk da época dominou Brasília com seu rock e poesia. Levado pela AIDS, o cantor faleceu dia 11 de outubro de 1996, completando 15 anos sem Renato Russo.
Renato Russo

Renato Russo era o vocalista da banda Legião Urbana que chegou a vender mais de 20 milhões de discos. (Foto: Divulgação)

Durante toda a década de 80, muitas bandas surgiram com o estouro do ritmo pop rock. Assim como a chegada de outros ritmos no país, a cultura brasileira foi tomada pelo pop rock que veio com tudo e com bandas que conquistaram o público logo no início, como o Legião Urbana.

Em meio a tantas bandas que surgiram, os roqueiros de Brasília vieram mostrando a que vieram. Influenciados pelo movimento punk da época, dominaram a cena e colocaram a música feita no Planalto Central para tocar em todo o país. Embora o grupo todo tenha mostrado grande capacidade, de nada seria o Legião urbana sem o seu líder e vocalista Renato Russo.

publicidade:

A vida de Renato Russo

Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, nasceu no dia 27 de março no ano de 1960, na cidade do Rio de Janeiro. O carioca se mudou para Brasília no ano de 73 e 4 anos depois começou a dar seus primeiros passos na música através da banda Aborto Elétrico, que anos mais tarde virou Capital Inicial. Em 1982, o Aborto Elétrico encerra sua carreira devido a divergências no grupo e Renato Russo passou a se apresentar sozinho, mas no mesmo ano surgiu o grupo Legião Urbana.

Renato possuía uma personalidade geniosa e bastante articulada, mostrando para que veio ao mundo. Renato já falava para os integrantes que eles iam fazer muito sucesso e vender um milhão de cópias. Renato estava certo e em pouco tempo a banda acertou a sua formação e ficou entre os nomes mais populares e respeitados da música nacional.

Mesmo sem assumir uma posição de rock star, Renato Russo tinha a personalidade e se posicionava como um. Renato viveu intensamente tudo que fez e passava tudo isso em suas músicas, músicas que se encaixam perfeitamente ainda para os jovens tão “modernos” de hoje em dia.

O rock sem Renato Russo

O grupo Legião urbana permaneceu na ativa por 14 anos, chegando a lançar 13 discos no total, atingindo uma venda de mais de 20 milhões de discos. Renato Russo na sua carreira solo chegou a gravar quatro álbuns, sendo dois deles lançados somente postumamente. Decorrente da AIDS, Renato Russo foi desfalecendo e deixou o mundo do rock no dia 11 de outubro de 1996.

Há exatos 15 anos após a sua morte, ainda vale dizer que Renato Russo não se enganou ao dizer que, “a verdadeira Legião Urbana são vocês”.

“Eu vou falar de mim (…)
Eu sou do signo de áries.
Eu nasci no Rio de Janeiro.
Eu gosto da Billie Holiday e dos Rolling Stones.
Eu gosto de beber pra caramba de vez em quando. Também gosto de milkshake.
Eu gosto de meninas, mas eu também gosto de meninos.
Todo mundo diz que eu sou meio louco.
Eu sou um cantor numa banda de rock’n roll.
Eu sou letrista e algumas pessoas dizem que eu sou poeta”.

Fala de Renato Russo durante um show no Rio de Janeiro, em 07 de julho de 1990.

Legião Urbana 1

Renato Russo na companhia do seus companheiros de grupo, Legião Urbana. (Foto: Divulgação)

 

Legião Urbana

Renato Russo e os outros integrantes do Legião Urbana no início da carreira em Brasília. (Foto: Divulgação)

Renato Russo

Renato Russo durante apresentação pelo Brasil. (Foto: Divulgação)

Renato Russo 1

Sempre com personalidade muito forte e composições inesquecíveis, Renato Russo ainda faz parte da vida de muitos adultos hoje em dia. (Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook