Atualizado em: 30 agosto 2011

Várzea Alegre: Google condenada por não revelar informações

Prefeitura de Várzea Alegre, processou a Google por não divulgar informações sobre 3 blogueiros que expõem os casos de corrupção nesta cidade.

Escândalo em Várzea Alegre

Um juiz da cidade de Várzea Alegre, Ceará, impôs uma multa ao Google, depois que a empresa de Internet se recusou a revelar detalhes de usuários responsáveis ​​por três blogs que fazem acusações de corrupção contra a prefeitura.

publicidade:

No momento em que o ex-CEO da Google, Eric Schmidt, defende que os usuários usem nomes reais na Internet, criando uma rede aberta, a Google, paradoxalmente, defende o anonimato de três blogueiros do no Brasil.

A batalha legal começou no início deste ano, quando o prefeito de Várzea Alegre, José Hélder Máximo, processou a Google por não retirar três blogs anônimos que fazem acusações contra o governo, por corrupção e peculato.

Em fevereiro, o juiz Augusto Cezar Luna ordenou que a Google fechasse esses blogs e fornecesse detalhes sobre seus autores. Mas a Google argumentou que seu papel é limitado a hospedar blogs e limitado à defesa da liberdade de informação, o que levou o juiz a condenar a subsidiária brasileira a pagar a pagar 3.100 dólares por dia.

A Google Brasil se recusou a pagar e revelar a identidade dos blogueiros, levando a uma nova decisão que foi julgada esta semana. O juiz congelou 140 mil dólares das contas bancárias da Google no país. A empresa, por sua vez, tem a oportunidade de apresentar recurso.

Este caso é apenas um dos muitos pedidos que a Google recebe do governo brasileiro e seus representantes. De acordo com o relatório sobre a transparência da Google, publicado em junho, o Brasil foi o segundo maior solicitante de dados de usuários durante o segundo semestre de 2010, atrás somente dos Estados Unidos.

Pela via da intimidação, a classe governante continua a tentar intimidar aqueles que se opõem a eles. O episódio não só é lamentável, como repugnante e expõe a verdadeira natureza da maioria dos políticos.

Veja um vídeo que comenta o assunto:

Mais informações: Várzea Alegre Real e Várzea Alegre Compare e Comprove.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook