Atualizado em: 18 julho 2011

Tutoriais e Códigos para CSS

O CascadingStyleSheets se trata de uma linguagem de estilo que é utilizada na definição da apresentação de documentos escritos. Confira aqui todas as informações.

CSSO CascadingStyleSheets (CSS) se trata de uma linguagem de estilo que é utilizada na definição da apresentação de documentos escritos e uma linguagem de marcação, tais como o HyperTextMarkupLanguage (HTML) e o ExtensibleMarkupLanguage (XML). A principal função do CascadingStyleSheets é o de promover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento específico, onde ao invés de fazer a formatação dentro do documento, o desenvolvedor faz um link para uma página que contém estilos já definidos, o que agiliza o processo de formatação, antes feito de forma manual. Esta é sem dúvidas uma ferramenta muito útil, afinal, garantirá uma aparência uniforme ao portal.

O suporte ao CSS pode variar bastante, tendo em vista a variedade de atualizações dos browsers (navegadores) atualmente. Um exemplo é o Internet BlogExplorer 6 que tem total suporte ao CSS 1, porém suporte quase nulo ao CSS 2. Navegadores mais modernos tais como o Google Chrome, Opera, Internet Explorer 9, Apple Safari e Mozilla Firefox têm suporte tanto ao CSS 2 quanto ao novo CSS 3. A principal função da ultima versão do CSS é o de abolir as imagens de pano de fundo, bordas arredondadas e oferecer transições e efeitos para o desenvolvimento de animações. Portanto, a última versão do CSS vem para facilitar ainda mais o trabalho dos desenvolvedores WEB e de seus usuários.

publicidade:

Sintaxe

A sintaxe do CascadingStyleSheets é bem simples e utiliza apenas de uma série de palavras em inglês para definir os diferentes estilos que irão compor as propriedades de uma página. Esta será a folha de estilos da web Page que consiste em um conjunto de regras. Cada regra ou conjunto de regras é composto por um ou mais seletores e um bloco onde serão declaradas as regras que irão compor a página. A declaração no bloco é sempre feita seguindo a seguinte estrutura: primeiro declara-se a propriedade, esta propriedade deve ser seguida de dois pontos (:), após os dois pontos é necessário definir um valor e, então, fechar a declaração com ponto e vírgula (;). Todas as declarações devem estar dentro de colchetes. Abaixo temos um exemplo de declaração:

Elemento

{

-webkit-border-radius:10px;

-moz-border-radius:10px;

-o-border-radius:10px;

-khtml-border-radius:10px;

}

Repare que todas as declarações seguem o mesmo padrão.

Seletores

Os seletores são utilizados na declaração de quais elementos de marcação um determinado estilo se aplica, sendo que podem ser aplicados a todos os elementos específicos ou aos elementos que correspondem a determinado atributo. Vale ressaltar que os elementos podem ser combinados e dependerão de como os elementos serão colocados em relação aos códigos de marcação ou de como eles foram declarados dentro do objeto do documento modelo.

Pseudo-classe

É uma outra especificação utilizada no CascadingStyleSheets e é utilizada para identificar quais são os elementos de marcação, ou até mesmo determinar as ações específicas do usuário, onde um bloco de declaração especial é aplicado. Podemos citar como exemplo o :hover que é uma pseudo-classe aplicada quando um usuário deve “apontar para” o elemento visível na página, mantendo o mouse sobre ele. A pseudo-classe seleciona elementos inteiros, como por exemplo :link e :visited e os pseudo-elementos fazem uma seleção que pode ser consituida de elementos parciais, tais como o :first-line e o :first-leter.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook