Atualizado em: 3 dezembro 2012

Crimes envolvendo animais

Crimes contra animais a consagração da impunidade das ironias quando vamos tentar registrar uma ocorrência envolvendo animais.
Você Sabia?
Que um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento,o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade.

A lei de crimes ambientais é a que protege os animais

Sobre a Lei

Maus tratos com animais é um crime e deve ser punido como tal. Segundo a lei federal 9.605/98- Lei de crimes ambientais: “Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Deve ser considerado crueldade, qualquer ato que atente com a qualidade de vida do bichinho. O que a gente não percebe muitas vezes é que atitudes simples podem colocar em risco a saúde e ávida do animal, como por exemplo, se você sair e deixar o bichinho dentro do carro, o calor e a falta do ar poderão matá-lo asfixiado. Pode parecer uma atitude boba, mas que trará graves consequências.

publicidade:

Como Denunciar

Para denunciar esse tipo de violência, o certo é que você consiga um maior numero de informações sobre os possíveis maus tratos, além do que quanto mais características você tiver do agressor, mais fácil será de puni-lo. Informações como profissão, endereço residencial ou comercial é o mínimo que se pode ter. caso você tenha presenciado um atropelamento, um abandono, anote a placa do carro para que o Detran possa identificá-lo posteriormente.

Ligue para o 190, chame a policia para que ela resolva inicialmente o dano causado. Você também poderá procurar a procuradoria e fazer a sua representação a eles, que nada mais é do que relatar aquilo que você presenciou. Essa proteção ainda é muito banalizada, mas deve acontecer e começar por nós mesmos, para que mais casos como o do cachorro da raça Yorkshire e a enfermeira não se repitam novamente.

Vídeo sobre Crimes Contra Animais

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook