Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Cães Vegetarianos: Errado ou Certo?

Ser vegetariano tudo bem, mas obrigar seu cachorro a ser não pode ser nocivo à saúde do animal? Confira mais sobre esse assunto polêmico e saiba mais a respeito.
Você Sabia?
Há cerca de 10000 a.C foi levantada a primeira evidência de relação próxima entre homens e animais, quando uma pessoa de cerca de 50 anos foi encontrada enterrada junto ao corpo de um filhote de cachorro.
Cães Vegetarianos

O vegetarianismo pode fazer mal à saúde do animal, entre outros poréns. (Foto: Shutterstock)

Não é de hoje que o cachorro é visto como o melhor amigo do homem. Há milhares de séculos, o convívio e a parceria do humano com os cachorros já eram notados e, isso foi se tornando cada vez mais comum com o passar dos tempos. Em épocas atuais, as pessoas estão tratando os cachorros cada vez melhor, deixando-os cada vez mais parecidos com os humanos. Mas será que eles realmente se sentem melhor?

Um assunto que tem sido muito discutido nos dias de hoje é sobre o vegetarianismo para cães. Muitos custam a acreditar na existência de cães vegetarianos, mas eles existem sim. Não por uma opção de preferir vegetais, mas por uma opção imposta pelos seus donos vegetarianos.

publicidade:

Muitas pessoas que são vegetarianas e que passam esse hábito para seus animais de estimação possuem uma vistão bem igual entre as duas raças. Muitos não acham justo seguir o vegetarianismo e ter que comprar proteínas providas de animais para que seus bichinhos possam se alimentar. É um tanto quanto polêmica essa discussão, mas é algo que precisa ser discutido.

A humanização dos cães

A cada dia que passa nos deparamos com cães cada vez mais parecidos e paparicados pelos donos. Mas isso é certo? Por mais amor que você tenha ao animal, é preciso dosar as atitudes. Não é porque aquela roupa para bichinho é bonitinha que sua cachorra irá gostar de usar. E porque seria diferente com a comida? Tendo que ser obrigado a mudar toda uma alimentação, com receitas veganas e tudo mais. Cachorros possuem instintos caçadores, por mais dóceis e meigos que pareçam. São instintos animais, que necessitam ser deixados onde estão.

No caso dos cães vegetarianos, algumas pessoas que aplicam essa regra aos bichinhos podem estar fazendo muito bem à saúde do animal, mas isso se a pessoa possuir condições e conhecimento o suficiente para suprir e sustentar tal hábito. Em contrapartida, animais possuem organismos parecidos com o nosso, mas com algumas funções diferentes. Eles, mais do que os humanos, necessitam da carne animal, chegando a precisar das tais proteínas em dobro. Embora isso seja a pura verdade, alguns donos conseguem facilmente mudar o cardápio do animal e sustentar uma vida vegana.

O hábito de negar carne aos animais carnívoros mostra o quando a humanização vem crescendo e isso pode prejudica-los significativamente, pois acaba fugindo do extinto natural do animal e passando por modificações drásticas, que precisam ser observadas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook